Em Québec, coordenador técnico do Conass fala sobre o SUS e as lições da pandemia

O coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino, esteve esta semana em Montréal (Québec, Canadá), a convite do Professor Rémy Trudel, onde participou de um seminário para alunos de mestrado e doutorado em administração pública da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), onde abordou a participação da sociedade civil e o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dessa atividade, o coordenador também se reuniu com o chefe do Escritório de Representação do Québec no Brasil, Jason Naud, e com o novo diretor nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde e Serviços Sociais do Quebec, Dr. Luc Boileau. Na pauta, a retomada do plano de trabalho idealizado entre as instituições a partir do protocolo de cooperação firmado entre ambas e que, com a Covid-19, acabou tendo suas atividades pausadas. “Nós realizamos apenas um debate virtual sobre os idosos em instituições de longa permanência e as outras atividades previstas não aconteceram por causa da pandemia. Nosso objetivo é retomar as atividades previstas e ajustar os temas segundo os interesses de ambas as partes”, explicou.

Nesta sexta-feira, 26, Cupertino se reuniu com o conselho de administração da Conferência Luso-Francófona de Saúde (Colufras), para a programação de uma série de debates virtuais sobre as lições da pandemia, previstos para acontecerem já no 2º semestre deste ano.

Fernando Cupertino, acompanhado do professor da Enap, Rémy Trudel,  também concedeu uma entrevista à rádio Canadá. Nela, falou sobre a importância do SUS, especialmente na pandemia, a preocupação brasileira com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde; as dificuldades que estados e municípios tiveram no enfrentamento à Covid-19 e ainda sobre os riscos que os sistemas de públicos de saúde correm por pressões do setor privado.

A entrevista, em francês, pode ser acessada aqui. A participação de Cupertino começa aos 17’35”.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000