Em webinário, OPAS lança curso de vigilância e controle de vetores para as Américas

Com carga horária de 36h, o curso aborda aspectos da biologia de insetos vetores, vigilância entomológica, métodos de controle de vetores e uso racional de inseticidas.

Doenças transmitidas por vetores como dengue, chikungunya, zika, febre amarela, malária, leishmaniose e doença de Chagas representam 17% de todas as doenças infecciosas do mundo e causam mais de 700.000 mortes anualmente, afetando principalmente as populações mais pobres.

Essas doenças tem os insetos vetores como principal elo na cadeia de transmissão e, dada a oferta limitada de vacinas e medicamentos eficazes, a necessária redução do contato entre humano e vetor é realizada, principalmente, por meio de mecanismos de vigilância entomológica e controle vetorial.

Nesse contexto, a capacitação dos profissionais envolvidos nos programas de controle de vetores é estratégica para os países, como forma de melhorar a capacidade técnica, tanto na execução rotineira quanto na resposta a surtos e epidemias.

Diante disso, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com o apoio do Ministério da Saúde (MS), da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), apresenta o curso online de qualificação profissional Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública. Ofertado em espanhol, o curso é gratuito, certificado e tem início imediato.

Para acompanhar o webinário de lançamento do curso, acesse: www.youtube.com/PAHOTV.

Alinhado ao Plano de Ação de Entomologia e Controle de Vetores 2018-2023, o curso aborda aspectos da biologia de insetos vetores, vigilância entomológica, métodos de controle de vetores e uso racional de inseticidas.

A ideia é que, por meio da capacitação dos profissionais, o curso reflita diretamente na melhoria dos programas de controle de vetores, na redução da carga de doenças e, consequentemente, na melhoria da saúde de toda a população das Américas.

Para se matricular, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46674.

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS