ESP-MG e SES-MG promovem Webinário para celebrar o dia Nacional da Vigilância Sanitária

No Webinário também será lançado o Percurso Formativo do Fiscal sanitário.

Com o objetivo de comemorar o dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizam na próxima quinta-feira, dia 05/08, às 14h, o Webinário: “A contribuição do trabalhador da VISA para o SUS”.
​​​​​​
No evento, a ESP e a SES também vão lançar o Percurso Formativo do Fiscal da vigilância sanitário, com o curso: “Conhecimentos introdutórios para atuação em vigilância sanitária”, que é o primeiro curso, de um total de três, com o objetivo de fornecer ao trabalhador da vigilância sanitária as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações no dia a dia de trabalho.

Participam como debatedores do Webinário: Rose Carmo Ferraz, que é veterinária, Pós Doutora em Saúde Coletiva e Analista em Educação e Pesquisa da ESP-MG e Geraldo Lucchese, farmacêutico, Sanitarista, Doutor em Saúde Pública e Professor da UnB. Já a mediação será feita por Filipe Curzio Laguardia Biólogo, Mestre em Administração Pública e Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG.

O Webinário será aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia e a transmissão será feita pelo Canal da Escola no Youtube, disponível em: youtube.com/escolasaudepublicamg

O papel da Vigilância Sanitária
Foi a Lei Federal nº 13.098/2015, que instituiu o dia 5 de agosto, o mesmo dia de nascimento do médico e sanitarista, Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu no ano de 1872, em São Luís do Paraitinga (SP), como o dia Nacional da Vigilância Sanitária. O sanitarista ficou conhecido por combater as epidemias de peste bubônica, varíola e de febre amarela.

Conforme o Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia, “a vigilância sanitária está presente todos os dias na vida de todos os brasileiros. Quando vamos à padaria ou ao supermercado, quando compramos medicamentos, quando acessamos serviços de saúde ou quando vamos ao salão de beleza, por exemplo. Em todos esses casos, o trabalho da vigilância sanitária é fundamental para proteger a população dos riscos que esses produtos e serviços podem trazer para nossa saúde”, detalhou.

No Brasil as ações são realizadas pelos órgãos que compõe o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, por meio das vigilâncias municipais, estaduais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Considerando toda essa relevância do trabalho da Vigilância e, em especial, do Fiscal Sanitário para o fortalecimento do SUS, que foi pensada a proposta do Percurso Formativo para Fiscais Sanitários do estado de MG, conforme explica Rose Carmo Ferraz, Analista em Educação e Pesquisa da ESP-MG.

O curso 01, intitulado: A contribuição do trabalhador da VISA para o SUS, irá inaugurar o Percurso Formativo.  Ele será oferecido na modalidade de Educação a distância (Ead) e estará disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ESP.  Foram ofertadas  pela SES-MG, 1000 vagas para fiscais sanitários de todo o estado de MG.

Segundo Rose Carmo, o conteúdo do curso foi todo pensando e desenvolvido por trabalhadores da vigilância sanitária, que conhecem as rotinas, os problemas e as principais dificuldades e necessidades da área.  “A participação de profissionais da Vigilância Sanitária no processo de elaboração do conteúdo didático do curso possibilitou a aproximação com a realidade vivenciada no cotidiano de trabalho dos fiscais sanitários.  Acredito que o caráter inovador da proposta e seu alcance certamente irão contribuir com a atuação desse importante profissional nos diferentes municípios de Minas Gerais”, completou.

Haverá declaração de participação para quem fizer o registro de presença. O link será disponibilizado no início do evento. Para acompanhar o Webinário, acesse o Canal da Escola no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)