Estado pretende imunizar contra gripe ao menos 90% do público alvo

Campo Grande (MS)- Com 300 mil doses já entregues pelo Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul abriu oficialmente, nessa segunda-feira (23), a 20° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar pelo menos 90% do público alvo, o que representa 663.656 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra, que participou da abertura da campanha no Hospital Regional, a imunização desse quantitativo vai depender da “consciência do grupo de risco”.

“As pessoas precisam se conscientizar, cuidar mais da saúde e se vacinar. O público alvo são aquelas pessoas mais vulneráveis e que precisam estar atentas a essa gripe”, afirmou Coimbra.

Além das 300 mil doses já entregues, o Estado deve receber até terça-feira (24) mais 130 mil doses da vacina.Ao todo, serão enviadas 811 mil doses da vacina, quantidade mais do que suficiente para imunizar o público alvo do Estado, conforme afirmou o secretário.

Alguns profissionais de saúde, que trabalham no Hospital Regional, foram vacinados durante abertura do evento.
Secretário fala em conscientização do público alvo na abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. (Foto: Campo Grande News/ Marina Pacheco)

Público alvo

Fazem parte do público alvo – 737.395 mil pessoas- crianças de 06 meses a menores de 5 anos,  gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.

De acordo com o escalonamento da entrega da vacina feito pelo Ministério da Saúde, o início da campanha deverá ser para os grupos prioritários do público alvo que são: profissionais de saúde, crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e professores. A partir do dia 12 de maio a vacinação será estendida para a população com idade acima de 60 anos. Para os demais grupos, a campanha estará disponível a partir do dia 21 de maio.

A campanha da vacinação vai até o dia 1° de junho, sendo 12 de maio o dia de mobilização nacional – Dia D. A SES é responsável pela distribuição e orientação aos municípios.

Fonte: Luciana Brazil- assessoria de imprensa SES.

Foto: Campo Grande News/ Marina Pacheco.