Fiocruz Brasília debate desafios sociopolíticos das pestes

Questões sociopolíticas e técnico-científicas em saúde serão abordadas sob o ponto de vista das relações internacionais

A pandemia gerou níveis de desigualdade sem precedentes, com o aumento da extrema pobreza em todo o mundo. É nessa perspectiva que o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília debate os complexos fenômenos pandêmicos contemporâneos, como processos biológicos e sociais. Este é o lema do 23º Ciclo de Debates: Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades.

A pandemia, segundo o coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana, evidencia disparidades do atual modelo de desenvolvimento global, fundamentado em grandes monopólios econômicos, em que o poder de decisão no campo da saúde, muitas vezes, se distancia dos interesses da sociedade. “A Covid-19 nos recoloca face a face ante males que ocorrem em todos os países, resultantes da progressiva concentração de renda que condena grande parte de seus cidadãos à extrema miséria”, explica.

Entre março e junho, a pandemia será discutida numa abordagem multifacetada, com objetivo de compreender e responder aos desafios impostos por essa e outras pandemias, em especial, aqueles que envolvem os interesses propugnados pelas sociedades nacionais na formulação de políticas públicas no contexto internacional.

Confira os temas da nova rodada de seminários do Ciclo de Debates para este semestre:

  • 31 de março, 14h: Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades
  • 7 de abril, 14h: Pandemia Covid-19, Alerta para o Futuro
  • 28 de abril, 14h: Desigualdades Sociais e em Saúde
  • 19 de maio, 14h: Poder e Políticas de Saúde no Mundo
  • 23 de junho, 14h: Desafios para a Saúde na Aldeia Global

As sessões são gratuitas e serão transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube do Nethis/Fiocruz Brasília. Aqueles que acompanharem os debates receberão certificado de participação emitido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília.

Sessão de Abertura

A sessão inaugural do Ciclo de Debates, que acontece no dia 31 de março, às 14h, contará com a participação do coordenador do Núcleo de Estudos, José Paranaguá de Santana, e do pesquisador da Fiocruz Eduardo Hage, consultor sênior do Nethis para desigualdades em saúde e relações internacionais.

A abertura do 23º Ciclo de Debates será realizada pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

Inscreva-se aqui na sessão de abertura.

Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates, promovido pelo Nethis/Fiocruz Brasília, trata de diferentes temáticas a cada semestre a fim de fomentar reflexões relevantes ao campo da saúde pública, sobretudo no que diz respeito às mazelas que a desigualdade de acesso aos avanços científicos e tecnológicos impõe às populações mais vulneradas do planeta.

 

Serviço:

23º Ciclo de Debates do Nethis: Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades

Transmissão ao vivo: youtube.com/nethisvideo

Quanto: Gratuito

Mais informações: (61) 3329-4661

bioeticaediplomacia.org

Atividade certificada pela Escola de Governo Fiocruz Brasília

Fonte: Fiocruz Brasília