Na última quarta-feira (07) o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto anunciou a retomada da vacinação do grupo de grávidas e puérperas, sem comorbidades, no Piauí. O anúncio veio após o Ministério da Saúde emitir nota para que todos os estados brasileiros retomassem a vacinação dos respectivos grupos contra Covid-19 utilizando os imunizantes da Coronavac e Pfizer.

A medida é importante e deverá se mostrar essencial para que aconteça uma redução do número de óbitos de gestantes que contraíram Covid-19, uma vez que estudos mostram que em todo o Brasil foram registrados números elevados. No Piauí os dados apontam que em 2021 o estado registrou 16 óbitos de gestantes por Covid-19.

O Superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, reforça que as vacinas devem reduzir esses indicadores. “O Ministério constatou que o país como um todo registrou uma alta letalidade para esses grupos quando ocorria a infecção pela Covid-19. A atualização do ministério foi extremamente importante para podermos retomar a vacinação desses grupos. O estado do Piauí orienta a todos os seus municípios que retomem esse trabalho de imunização de gestantes e puérperas, para que o Piauí possa começar a trabalhar e reduzir esse número de óbitos que também aconteceram no Piauí”, destacou Herlon Guimarães.

O Secretario de Estado da Saúde Florentino Neto reforça que a vacinação deve ser retomada em todo o Piauí, e que é essencial que a gestante procure o setor de saúde do seu município assim que a vacinação estiver liberada.

“É importante reforçar ainda para todos os municípios que foi liberada a vacinação desses grupos somente com  os imunizantes da Pfizer e da Coronavac. Então retomaremos a vacinação seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde, para que assim possamos garantir  mais pessoas recebendo a vacina e  aumentando ainda mais nossa população imunizada, fazendo com que o Piauí avance cada vez mais no enfrentamento a pandemia”, destacou o Secretário.

Fonte: SES/PI