Fórum sobre Atenção Primária alinha ações de gerentes da Saúde


Planificação, humanização e inovação nos serviços foram tópicos apresentados

Gestores de toda a Secretaria de Saúde participaram, nesta quarta-feira (21), da abertura do II Fórum de Gerentes de Serviços de Atenção Primária. Na ocasião, foram discutidas ações para alinhar o papel dos gestores e as diretrizes para o setor, além de abrir um espaço de diálogo e cooperação para resolver problemas cotidianos.

Presente à abertura, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, lembrou que, entre os gerentes das unidades básicas de saúde (UBS), 65% são novos na gestão. Por isso, destacou a importância de esses profissionais trazerem aspectos inovadores aos seus ambientes de trabalho, para garantir um atendimento mais humanizado aos usuários da rede pública.

“Temos observado, cada vez mais, a necessidade de integrarmos todas as nossas equipes, nas diversas superintendências do DF. Temos observado também que somente com a utilização de processos inovadores e do compartilhamento de conhecimentos positivos vamos engrandecer o atendimento na Atenção Primária”, afirmou Okumoto.

Atualmente, existem 595 Equipes de Saúde da Família no território, e em torno de 5 mil profissionais na Atenção Primária, informou o diretor da Estratégia Saúde da Família, José Eudes Barroso. “São vocês, gerentes, que fazem a gestão em cada local e que sabem, na ponta, o que está acontecendo. Vocês são de extrema importância para a implementação da política distrital”, ressaltou.

No mesmo viés, o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Elissandro Noronha, destacou a relevância dos servidores na execução da política de Atenção Primária, porta de entrada da rede pública de saúde e responsável por resolver 85% dos casos. “Se o gerente não incorporar isso como uma prática diária, não terá Atenção Primária. O gerente precisa estar alinhado com o gestor local, que deve estar alinhado com gestor central e com a política distrital de saúde”, destacou.

REESTRUTURAÇÃO – Uma futura reestruturação dos serviços na Atenção Primária, estudada pela Secretaria de Saúde para reforçar os atendimentos, também foi pontuada pelo diretor. Entre as opções, a implementação do programa federal Saúde na Hora, em que os gestores das Unidades de Saúde da Família (USF) se comprometem a ampliar o horário de atendimento. “Mas não vamos modificar as coisas sem, antes, ouvir a base”, pontuou Elissandro Noronha.

Ele também informou sobre a possibilidade de se construir mais unidades básicas de saúde no DF objetivando aumentar a cobertura da Atenção Primária. “Tem 12 propostas de UBS para construir agora, três para ser entregues este ano e, se Deus quiser, até o meio do ano que vem, mais oito UBS serão entregues”.

Ao todo, a Secretaria de Saúde dispõe de 172 unidades básicas de saúde distribuídas por todo o Distrito Federal.

PLANIFICAÇÃO – Um dos pontos abordados no evento foi a ampliação do projeto de Planificação da Atenção à Saúde no DF para organizar o fluxo dos serviços e melhorar o acesso do usuário na rede. A iniciativa teve início na Região de Saúde Leste. E está, agora, na Região Centro-Sul, com a possibilidade de ser estendida para a Sudoeste a partir de setembro.

“Todo o DF deverá participar da planificação. Não há como termos somente algumas ilhas de excelência. Precisamos que todo o Distrito Federal seja conhecido pelo Ministério da Saúde e pelo Brasil inteiro” afirmou a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, ao ressaltar que as melhorias na saúde pública devem passar pelo reforço na Atenção Primária.

Para a coordenadora da Atenção Secundária, Eliene Sousa, projetos como a planificação e eventos como o fórum são necessários para integrar mais as ações dos gestores de diferentes níveis de atendimento. “A Atenção Primária é a ordenadora do cuidado. Se ela tem esse papel, é essencial que os demais níveis de atenção estejam extremamente ligados. Com isso, cada vez mais os processos de trabalho serão melhorados”, comentou.

O projeto de planificação, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foi apresentado por técnicos do Hospital Israelita Albert Einstein e escolhido pelo Ministério da Saúde para capacitar os profissionais locais com workshops, tutorias e cursos pelos próximos meses, além de acompanhar o andamento da planificação. O cronograma, definido em oito etapas, prevê que a implementação ocorra até dezembro de 2020.

FÓRUM – O evento se estende até esta quinta-feira (22), no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O tema é “Gestão na APS, um olhar diferenciado”.

De acordo com os organizadores, o evento baseia-se em conceitos como: o que é a Atenção Primária à Saúde, seu papel dentro da rede de atenção, Estratégia Saúde da Família, território, coordenação do cuidado, dentre outros.

Uma delas será o Café Universal, desenvolvido de forma a promover um espaço acolhedor, seguro e descontraído, que favoreça o diálogo e a participação ativa de todos. Estrutura-se em grupos de conversa, com temáticas e relatores fixos, com os participantes circulando de mesa em mesa. Também haverá mesas-redondas e oficinas.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

Texto: Ascom SES/DF