FVS-RCP realiza visita técnica para fortalecer ações de monitoramento e resposta a emergências, em Parintins

Para fortalecer ações de monitoramento e identificação de doenças, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (27/05), uma visita técnica no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A visita técnica visa a implementação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no município. O Cievs faz parte da política nacional das emergências em saúde pública, com o intuito de observar as doenças de notificação imediata, tratando de surtos e serviços que exigem dentro da vigilância uma resposta rápida e objetiva.

“O município de Parintins e o estado do Amazonas ganham com a implantação do Cievs, que vai compor a rede de unidades de inteligência epidemiológica para detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em saúde pública no município”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Na segunda (23/05) e terça-feira (24/05), a visita técnica conta com a presença de equipe do Cievs nacional. De acordo com a coordenadora do Cievs no Amazonas, Josielen Amorim, o Centro de Informações é uma inteligência epidemiológica, que funciona todos os dias do ano na vigilância de doenças.

“O Cievs está, a todo momento, detectando rumores, identificando possíveis riscos à saúde pública tentando minimizar esses riscos. O que a gente ganha com essa implantação é uma resposta mais rápida na detecção de doenças ou agravos, no qual as decisões precisam ser tomadas e feitas rapidamente para que sejam evitadas situações piores”, ressalta Josielen.

Uma das estratégias será realizar o monitoramento do Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores eventos de massa do estado, que, ainda segundo Josielen, contará com o apoio do Cievs de Tefé e de Tabatinga, cujas equipes vão estar passando por um treinamento em serviço, com o objetivo de preparar a equipe para os próximos eventos de grande porte.

“Um dos papéis do Cievs é o monitoramento de eventos de massa. Nós atuamos antes, durante e após o evento, identificando todos esses fluxos e os serviços, trabalhamos durante o evento na identificação, monitoramento, surtos ou possíveis situações que saem de um padrão”, detalha Josielen Amorim.

Cronograma – As visitas técnicas voltadas para a Vigilância em Saúde, realizadas pelo Cievs-AM, também irão contemplar o município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), na quarta-feira (25/05), com a presença da equipe do Cievs nacional.

Rede Cievs – A Rede Cievs objetiva fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para detecção, alerta, preparação e resposta rápida a eventos e potenciais emergências de Saúde Pública. A identificação precoce e oportuna promove a adoção de respostas adequadas para prevenção ou contenção de riscos à saúde da população. 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Fonte: SES/AM

FOTO: Divulgação/FVS-RCP