Glossário Lourdes Almeida é inserido na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde

“Trata-se, enfim, de um produto do esmero de várias mãos, mas sob a batuta, a constante revisão e imprescindível organização de uma pessoa que conquistou o respeito e admiração de todos da equipe, tendo implementado revisões preciosas, bem como refinado e burilado o produto final do glossário até os últimos dias de vida. Não há palavras que consigam representar fielmente sua real dedicação, seriedade e compromisso com o projeto. Não por acaso, o nome deste glossário carrega orgulhosamente a homenagem à colega, amiga e exemplo de força e coragem, a nossa sábia – como chamamos o seleto grupo de pesquisadoras que, no projeto, desempenham a função chave de profundas conhecedoras da história, dos fundamentos e da prática do SUS –; a saudosa e admirável Lourdes Almeida”.

São com essas palavras que a apresentação do “Glossário Lourdes Almeida” da Consolidação das Normas do Sistema Único de Saúde, define e homenageia a assessora técnica do Conass, Lourdes Almeida, falecida no ano passado, e cujo trabalho, nas palavras professor de Direito, Márcio Aranha, “foi fundamental para que a consolidação das normas do SUS se tornasse possível”.

O Glossário, lançado durante a última reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília, foi uma homenagem à Dra. Lourdes, como era carionhsamente chamada. A publicação agora tem agora a sua versão digital inserida na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.

A publicação pode ser acessada em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_Lourdes_Almeida_consolidacao_normas_SUS.pdf