Go.Data: estados recebem treinamento para uso de ferramenta auxiliar na investigação de emergências de saúde pública

 

Foi realizada nesta quarta-feira (31), de forma virtual, a reunião Conjunta das Câmaras Técnicas (CT) de Epidemiologia e Informação e Informática em Saúde do Conass. A reunião teve como objetivo, por meio de uma oficina prática, orientar os membros das CTs quanto à instalação e implantação do Go.Data nos estados. Promovido por meio da parceria entre Ministério da Saúde, Conass, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o treinamento foi ministrado por Felipe Lopes Vasconcelos e Priscila Leal Leite, da OPAS.

Desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com parceiros da Rede Internacional de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN), o Go.Data é uma ferramenta de investigação de surtos para emergências de saúde pública e inclui recursos para rastreamento e acompanhamento de contatos e visualização de cadeias de transmissão.

O software foi projetado para dar suporte aos respondentes a surtos e deve ser implementado com outros sistemas de vigilância em saúde, gerenciamento de informações e prestação de serviços.

A reunião foi dividida em duas partes e contou com mais de 60 participantes em cada período. Pela manhã, foram passadas as orientações para a instalação do Go.Data. Mesmo aqueles estados que têm estrutura para utilizarem servidores próprios, foram orientados a usar, em um primeiro momento, o servidor do Datasus, uma vez que este já tem o software instalado. Posteriormente, o banco de dados pode ser transferido para servidores próprios dos estados que assim optarem. Para facilitar a familiaridade e capacitar as equipes com o sistema, foi sugerido que os participantes usassem o ambiente oferecido pelo Conass em um dos seus servidores para os testes iniciais da ferramenta.

No período da tarde, a reunião contou com a participação apenas dos membros da Câmara Técnica de Epidemiologia. Na reunião da tarde, com o software instalado, foi feita a apresentação das funcionalidades do sistema, por meio de um treinamento prático na própria ferramenta. Além do treinamento, os participantes receberam materiais complementares para auxiliar, tanto na instalação, quanto na operação do Go.Data.

Para Fernando Avendanho, assessor técnico do Conass, a oficina vai possibilitar que os representantes das CTs ou as pessoas por eles indicadas possam operar a ferramenta de forma efetiva para fazer o monitoramento e o acompanhamento dos contatos dos casos confirmados ou suspeitos  de Monkeypox e, dessa forma, buscar quebrar a cadeia de transmissão.

“A ferramenta já havia sido apresentada à Câmara Técnica de Epidemiologia na semana passada, e na reunião de hoje, mostramos como ela funciona, como será feita a entrada de dados, a avaliação, o download de bancos de dados e uma visão geral da ferramenta e suas funcionalidades”, destacou.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000