Governo de Goiás lança boletim especial de pesquisas sobre a Covid-19

Dez pesquisas relacionadas à doença estão em andamento em sete hospitais estaduais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), lançou o Boletim Especial Pesquisas Covid-19. Produzido pela equipe da Gerência de Pesquisa e Inovação da Escola de Saúde de Goiás, a publicação tem como objetivo divulgar para população goiana todos os protocolos de pesquisas submetidos à SES-GO relativos ao coronavírus ou à infecção provocada pelo vírus (Covid-19).

No total, dez pesquisas relacionadas à doença estão em andamento no Estado de Goiás. Na linha de frente, 47 pesquisadores realizam estudos dentro de sete unidades de saúde estaduais: Crer, HDT, Hemogo, HGG, Materno-Infantil, Hugol e Hospital de Campanha de Goiânia. No Brasil, segundo dados do último boletim da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, divulgado em 25 de agosto, 679 protocolos de pesquisa foram aprovados pelo Comitê.

Incentivo à Pesquisa e Inovação
Apesar do cenário favorável à ciência como ferramenta fundamental na batalha contra a pandemia, o incentivo à pesquisa e inovação não é uma novidade dentro do Governo de Goiás. A Escola de Saúde de Goiás, por meio da Gerência de Pesquisa e Inovação, é a instituição responsável pela autorização de todas as pesquisas realizadas em unidades de saúde ou unidades administrativas da SES-GO. Além das pesquisas relacionadas à Covid-19, atualmente existem outras 112 em andamento (Acesse os indicadores AQUI – abre nova janela).

Para realizar uma pesquisa nas unidades de saúde do Governo de Goiás é necessário que o pesquisador cumpra a portaria nº 609/2020-SES, que estabelece um fluxo de autorização e realização do trabalho científico com coleta de dados (Acesse AQUI para ver o fluxo – abre nova janela).

Publicação
A Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (Resap) é outra ferramenta de promoção da ciência e pesquisa em Goiás. Em formato exclusivamente digital, a revista já publicou quase 700 produções científicas, dentre eles artigos originais, revisões de literatura, relatos experiência, relatos de caso, resumos, artigos memoriais e premiações.

Para conhecer a RESAP clique AQUI. (abre nova janela).

Para acessar o Boletim Especial Covid-19 clique AQUI.pdf [740.84 KB] (abre nova janela).

Foto: Divulgação/SES-GO