Governo do Maranhão dá início a Planificação da Saúde na região de São João dos Patos

Cidade de Colinas sediou a abertura do projeto de Planificação para organização da rede materno-infantil (Foto: Márcio Sampaio)

A cidade de Colinas sediou a abertura do projeto de Planificação, nesta segunda-feira (15), com a temática ‘Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde’. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde, o Hospital Israelita Albert Einsten e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde estão diretamente envolvidos com o processo de Planificação da Regional de Saúde de São João dos Patos.

O projeto visa a organização da rede materno-infantil e a redução da mortalidade materna e infantil na região. “A Secretaria de Estado da Saúde tem cumprindo seu papel como articulador das políticas de atenção básica abraçando a planificação que vem fortalecer e qualificar a Atenção Primária em Saúde no estado do Maranhão”, disse a

O Planifica SUS vai qualificar e planejar o processo de trabalho da atenção básica e da rede de trabalho, oferecendo um serviço de saúde qualificado à população. A partir dessa organização a população terá mais acesso ao atendimento em saúde.

“Estamos realizando esse trabalho em mais de 27 regiões do Brasil e o Maranhão é uma delas. O Maranhão já tem experiência no modelo de Planificação que vamos implantar nesta regional e vamos trabalhar no fortalecimento da atenção primária junto com a implantação do ambulatório especializado. Temos grandes expectativas com o estado do Maranhão justamente pelas experiências exitosas dentro da metodologia da Planificação”, destacou o coordenador de projeto do Hospital Israelita Albert Einsten, Márcio Pareski.

Na abertura do evento estiveram presentes o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão, Vinícius Araújo; a secretária de Saúde de Colinas e coordenadora da CIR, Liliane Neves, e a consultora do Hospital Israelita Albert Einsten, Lucileia Eller. Também participaram prefeitos, secretários municipais de saúde e autoridades locais, juntamente com os técnicos municipais responsáveis pelas áreas da assistência à saúde, instituições de ensino superior da região, bem como facilitadores e tutores do projeto.

“Estamos felizes em receber essa nova metodologia de organização do trabalho em nossa cidade de Colinas e também na nossa regional de São João dos Patos, que consequentemente vai melhorar os nossos índices e o atendimento a nossa população”, destacou o vice-prefeito de Colinas, João Haroldo Barroso.

Planificação

A duração total do projeto Planifica SUS é de 19 meses, com seis meses de aulas teóricas em três polos – São João dos Patos, Pastos Bons e Colinas. Cerca de 1.500 profissionais de todos os setores passarão por capacitações. Nos demais meses, os processos acontecem dentro das unidades e serviços de saúde.

“No Maranhão iniciamos o projeto de Planificação em 2015, em Caxias; em 2016 iniciamos em Timon e também em Balsas, ou seja, [com São João dos Patos] temos quatro regiões em Planificação e tem sido uma experiência exitosa. Em Balsas tivemos 400 dias sem morte materna, o que mostra o sucesso do trabalho”, afirma Ana Carolina Fernandes, chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Família e coordenadora estadual do Planifica SUS.

Os municípios participantes do projeto são: Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Vanda Pereira Cruz, que participa como facilitadora do município de Buriti Bravo, é gerente de uma Unidade Básica de Saúde na zona rural. “Para nosso município será um grande benefício, é o que precisávamos para nos organizarmos e melhorar os índices de mortalidade materna em nossa cidade. Daremos esse salto de qualidade no serviço da atenção básica que é prestado à nossa população”, disse.

Fonte: Governo do Maranhão