Governo realiza ações do Programa Mais Cirurgias no Hospital Dr. Carlos Macieira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta terça (10) e quarta-feira (11), cerca de 80 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís. Os pacientes estão sendo beneficiados com cirurgias de catarata e pterígio, procedimentos que fazem parte do Programa Mais Cirurgias, cujas ações estão sendo realizadas em diversas unidades da rede estadual de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve presente na unidade e, além de acompanhar os procedimentos, anunciou a expansão das cirurgias cardiológicas.

“O Maranhão teve um excelente desempenho no combate à Covid-19 e isso nos permite, agora, retomar as cirurgias eletivas e ampliar ainda mais esses procedimentos com algumas metas. Estamos realizando essas ações em todas as regiões do estado. Além disso, estamos ampliando em 33% no HCM a capacidade de realização de cirurgias cardíacas, o que beneficiará ainda mais a população”, disse o secretário.

As ações do Programa Mais Cirurgias vêm sendo executadas com o objetivo de acelerar os atendimentos que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas estiveram que ser suspensas.

Os casos de catarata são comuns em pessoas com mais de 55 anos. É uma doença associada a condições fisiológicas que afetam a lente natural dos olhos (a intraocular), deixando a visão turva ou embaçada. Já o pterígio é uma membrana que cresce no canto dos olhos, composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que atinge a córnea. A sensação é de vermelhidão e coceira nos olhos.

Dona Maria Eunice de Carvalho, de 67 anos, aproveitou a ação para fazer a cirurgia de catarata no olho direito e destacou a importância de iniciativas como essa. “Essa ação é de suma importância, pois o número de pessoas com doença oftalmológica é muito grande e que, pela falta de condições financeiras, não conseguem fazer esses procedimentos na rede particular”, comentou a aposentada.

Já a dona Júlia Pires Ferreira, de 76 anos, realizou a cirurgia de pterígio no olho esquerdo. “Já tinha feito o procedimento no olho direito e hoje aproveitei para fazer no esquerdo. Essas ações beneficiam as pessoas que precisam fazer cirurgias e que já estão há um tempo esperando”, disse.

Foram realizadas 60 cirurgias de catarata e 20 de pterígio, com alta ainda nesta terça (10). Na quarta-feira (11), os pacientes voltam ao hospital para exames pós-operatórios.

“Estamos dando seguimento ao que já fazíamos antes do início da pandemia da Covid-19 e, agora, estamos avançando de forma mais célere para que possamos atender às demandas da sociedade voltadas ao atendimento oftalmológico”, explicou o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros.

Júlia Pires Ferreira, 76 anos

Maria Eunice beneficiada com o Mais Cirurgias

Fonte: SES/MA