Governo realiza mapeamento do mercado de trabalho para população negra e povos tradicionais

Projeto busca aumentar o diálogo e propor iniciativas para a empregabilidade e empreendedorismo. SES integra comitê de combate ao racismo

Iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e busca propor iniciativas para o empregabilidade e empreendedorismo destas comunidades

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), como membro do Comitê Gestor do Pacto Goiás Sem Racismo, participa da divulgação do mapeamento profissional da população negra e comunidades tradicionais do Estado. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) e tem como objetivo identificar onde estão e quem são os profissionais e os microempreendedores destas comunidades.

“Essa pesquisa é importante para entender o contexto do mercado de trabalho para a população negra, pois isto impacta diretamente na sua saúde física e mental”, comenta Waldirene Gualberto, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial dos Povos e Comunidade Tradicionais em Saúde da SES.

O objetivo ainda é reconhecer e fortalecer a presença dos profissionais negros nos espaços de formação e trabalho. O mapeamento também busca entender quais são as tendências do mercado de trabalho e proporcionar um diálogo com o setor produtivo e empreendedor para empregabilidade e geração de renda para as comunidades negras em Goiás.

O combate ao racismo é um compromisso do governo estadual, que tem buscado a ampliação dos mecanismos para a coibição e a repressão dos crimes de racismo, injúria racial e intolerância religiosa, a valorização e o reconhecimento dos patrimônios material e imaterial dos povos e das comunidades tradicionais.

Você pode participar do mapeamento clicando AQUI.

Thiago Lagares (texto) / Comunicação Setorial SES-GO