Grito dos Excluídos terá Dia “D” para coleta de assinaturas da petição pública do CNS

O dia 7 de setembro será marcado por mobilização nas redes para coleta de assinaturas contra a perda de R$ 35 bilhões que o SUS pode ter em 2021

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), preocupado com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atual momento e no pós-pandemia, lançou no dia 11 de agosto a petição “Você vai deixar o SUS perder 35 bilhões em 2021?”. Isso porque o orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia não existirá mais, assim, o projeto de lei do governo federal para o orçamento da Saúde no próximo ano retoma a vigência da EC 95/2016, que congelou recursos em políticas sociais por duas décadas.

Se aprovado, o PL sufocará ainda mais o sistema de saúde, que não terá condições sequer de manter o legado da pandemia, como os leitos de UTI, ampliações em unidades de saúde e respiradores adquiridos.

A petição hoje conta com cerca de 50 mil assinaturas e temos a meta de chegarmos a 100 mil apoiadores/as, para, no dia 9 de setembro, entregarmos no Congresso Nacional as assinaturas. Para isto, o CNS junto a diversas entidades que apoiam a iniciativa, elegeram o dia 7 de setembro como do dia “D” para a coleta de assinaturas, data em que ocorrerá 26º Grito dos(das) Excluídos(as).

Tendo como lema “A vida em primeiro lugar” o Grito se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de setembro. Este ano, o lema será “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!”

É importante que, além da ação individual de assinar a petição, haja ampla mobilização das entidades e instituições brasileiras comprometidas com a missão de salvar vidas e, nesse sentido, solicitamos toda a ajuda possível na grande mobilização em prol dessa petição pública no dia “D”.

Como posso contribuir com o Dia “D”?

  • Assine a petição;
  • Publique esta matéria no site da sua entidade e nas redes;
  • Compartilhe o link nas redes sociais com as hashtags #SUSmereceMais #MaisSUSMenosCoronavirus #EuDefendoSUS #RevogaEC95
  • Grave um vídeo e publique nas redes sociais com “Eu defendo o SUS!” e conte porque assinou a petição;
  • Viralize cards, textos e links sobre a petição em diferentes grupos;
  • Envie o link da sua publicação para comunicacns@gmail.com;

Acesse: www.gritodosexcluidos.com

Fonte: Ascom CNS