GT debate construção dos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde nos estados

Brasília – O Grupo de trabalho dos Planos Estaduais de Educação Permanente do CONASS reuniu-se nesta quarta-feira (06), na sede do Conselho, para dar continuidade ao trabalho de acompanhamento da elaboração dos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde que estão em processo de construção por todos os estados do país. O GT foi instituído a partir da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do CONASS, coordenada pelo assessor técnico Haroldo Pontes. 

A superintendente de educação em Saúde e Trabalho para o SUS da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES/GO), Rafaela Veronose, explicou que no ano passado, com a publicação da Portaria GM n. 3194/17, todos os estados fizeram adesão ao Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS), cuja proposta é a elaboração destes planos estaduais. “Este grupo foi constituído para que possamos fazer um alinhamento da estruturação e das atividades para a elaboração dos planos com mais sucesso e de modo que eles realmente reflitam as necessidades de educação permanente no país”, disse.

Veronese ressaltou que o GT é referência nas regiões para que estes processos de elaboração tenham êxito em todos os estados para que, ao final, 100% dos estados tenham um plano de educação permanente forte e coeso.

Como desdobramentos da reunião foram elaboradas propostas para auxiliar os estados na construção de seus planos. “O produto desta reunião vai ser encaminhado pelo CONASS para todos os responsáveis pelo processo em cada um dos estados”, concluiu Veronese.