Guia de Apoio à Gestão Estadual do SUS

Administração Pública é a ordenação (planejamento e organização), a direção e o controle dos serviços do governo, nas esferas federal, estadual e municipal, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum.

A Administração pode ser entendida de três formas: 1) o conjunto de entes ou sujeitos de caráter público – os meios, humanos e materiais, de que dispõe o governo para aplicar suas políticas; 2) o conjunto de ações encaminhadas para o cumprimento dos programas e políticas dos governos; e 3) a ciência da Administração Pública que se propõe a estudar as condições que permitem ao direito, emanado dos poderes do Estado, concretizar-se da maneira mais eficaz possível, através da atuação dos órgãos administrativos.

Neste Guia abordaremos a Administração Pública na sua primeira forma, como “meios que dispõem os governos para executar suas políticas, nesse caso o SUS”.

 

Pesquise mais sobre o tema:

A Gestão Administrativa e Financeira no SUS/Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2011. Disponível em http://www.conass.org.br/bibliotecav3/pdfs/colecao2011/livro_8.pdf

A Gestão Administrativa e Financeira no SUS/Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2011 (atualização 2015). Disponível em http://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/atualizacao-2015/L08_Gestao-Admin-e-Financeira-no-SUS_jun2015.pdf

 

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Atualizado em 04/05/2016
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