O Mapa da Saúde, uma ferramenta eletrônica que o Ministério da Saúde está disponibilizando para os gestores do SUS poderá ser utilizada na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.

De acordo com o Manual de Planejamento no SUS do Ministério da Saúde, dois produtos compõem esta ferramenta: o GeoSaúde, que representa um sistema de georreferenciamento de dados, e a Análise em Saúde, que realiza a combinação e análise de informações a serem estruturadas segundo uma combinação de variáveis com o GeoSaúde, de modo a produzir informações para a tomada de decisões pelos gestores.

O acesso aos dados da base montada a partir desta ferramenta exige o cadastramento dos usuários e o login ao sistema por meio de senha. Os dados são acessados sobre um mapa nacional com todas as regiões de saúde do País.

Estes produtos atuam interligados, permitindo ao usuário acessar informações selecionadas de acordo com o estudo a ser realizado, facilitando a análise da situação de saúde. A administração de usuário do mapa da saúde objetiva permitir o cadastro de usuários no sistema, assim como gerenciar os grupos de usuários. Estes grupos são vinculados às esferas federal, estadual e municipal, além da Região de Saúde.

O produto GeoSaúde apresenta no mapa do território nacional inúmeras informações, que vão desde a localização de estabelecimentos de saúde até os mais variados indicadores relacionados à saúde. No GeoSaúde são exibidos detalhes de cada local, tais como nomes de Estados, Municípios, bairro e arruamento, conforme necessidade do usuário.

De acordo com o citado Manual, por ser uma ferramenta de georreferenciamento, o GeoSaúde possui outros filtros que ampliam e potencializam o uso da ferramenta, tais como a possibilidade de escolha dos espaços geográficos a serem trabalhados, partindo: de um Município, uma Região de Saúde, um Estado, um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI); de dados sociodemográficos relacionados aos dados do IBGE; de dados relativos à Saúde Indígena; ou de um desenho livre num determinado território. Assim, tem-se um conjunto de 12 filtros no Geo Saúde, além do item Minha Seleção, localizado na parte inferior da ferramenta:

Pode ser acessado pelo link do Ministério da Saúde: http://mapadasaude.saude.gov.br

Abaixo estão endereços de acesso ao portal de algumas secretarias de saúde com o material produzido sobre o mapa da saúde desses estados:

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
http://portal.saude.pe.gov.br/documentos/secretaria-executiva-de-coordenacao-geral/mapa-de-saude-de-pernambuco
http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/orientacaoes-para-construcao-do-mapa-de-saude-de-pe_1_0.pdf

 

Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo
http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/documentos-de-planejamento-em-saude/mapa-de-saude
Secretaria Estadual de Saúde de Goiás
http://www.saude.go.gov.br/page/75/mapa-da-saude