O Sistema público disponibilizado pelo Ministério da Saúde a estados e municípios para apoiar as atividades dos complexos reguladores é o SISREG, desenvolvido em 2001 pela Secretaria de Atenção à Saúde em parceria com o Datasus. O sistema foi desenvolvido considerando a necessidade de estabelecer uma política nacional de regulação assistencial, para apoiar os gestores na função de regulação do acesso. O SISREG é um sistema on-line, disponibilizado pelo Datasus para gerenciamento e operação das centrais de regulação. O programa (software) funciona por meio de navegadores instalados em computadores conectados à Internet e é composto por dois módulos independentes: a Central de Marcação de Consultas (CMC) e a Central de Internação Hospitalar (CIH). (Conass, 2011)

O SISREG tem como objetivos a sistematização de algumas funções reguladoras como:

 

Requisitos mínimos para o acesso ao SISREG.  

 

Computador com processador acima de Pentium III com 500 MHz e 128 Megas de Memória RAM; Sistema Operacional com navegador Internet Explorer ou similar; Possuir acesso a Internet discada ou banda larga;   Estar devidamente cadastrado no sistema; Ter participado do treinamento; Ser responsável pelo LOGIN e SENHA de acesso.

 

Módulos e Funcionalidades do Sistema Nacional de Regulação – SISREG

 

O sistema é composto de três módulos: Ambulatorial (marcação de consultas e exames especializados), Internação Hospitalar e Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade/Custo (APAC).

Módulo I: Central de Regulação Ambulatorial – tem como funcionalidades:

 

Módulo II: A Central de Internação Hospitalar – tem como funcionalidades:

 

Módulo III: A Autorização de procedimentos de alta complexidade – APAC – acompanha os processos envolvidos nos encaminhamentos de procedimentos de alta complexidade/custo, permitindo aos administradores seguir todas as etapas, desde a requisição até a autorização e execução

 

Saiba mais: