Implementação do checklist para cirurgia segura é o tema que abre a temporada de Webinares Proqualis

cartaz-webinar-cirurgia_segura-jpg

No dia 08 de março, o Proqualis promoverá o Webinar sobre a “Implementação do Checklist para Cirurgia Segura”. A palestra será realizada por Daniella Bruni Romano de Moraes Barros e Renata Barco de Oliveira, ambas são lideranças na área de Segurança do Paciente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAO). Bruni é Gerente de Desenvolvimento Corporativo do HAOC e Barco é Gerente de Enfermagem do Bloco Operatório e do Centro de Endoscopia do HAOC.

Eventos adversos relacionados ao cuidado cirúrgico representam quase 50% dos eventos adversos em hospitais, sendo que 43% desse total podem ser considerados evitáveis. Procedimentos errados como cirurgia errada, do lado errado e no paciente errado, entre outros erros no cuidado poderiam ser evitados com medidas de prevenção apresentadas em protocolos de cirurgia segura como a Lista de Verificação (Checklist).

O HAOC coordena a página de Cirurgia Segura do Proqualis, que contém protocolos e políticas para implementação das práticas seguras na cirurgia. O HAOC é um hospital especializado em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e implementou o Checklist em 2009. Atualmente, esses conceitos e processos com foco na qualidade e segurança já estão incorporados em toda a rotina do Hospital.

Para ter acesso ao webinar, acesse o Portal Proqualis, onde será disponibilizado o link para participação, na data e horário do evento, ou assista pela transmissão ao vivo do no Facebook. Participe!

Saiba mais:

Na página de Cirurgia Segura das Experiências Brasileiras do Portal Proqualis, o profissional de saúde encontra, em acesso aberto, ferramentas para implementação do processo de cirurgia segura. Tais como a política institucional do hospital “Garantir o local correto, o procedimento correto e a cirurgia no paciente correto”, o Protocolo de Cuidados durante Anestesia e Sedação, Conferência de compressas cirúrgicas, gazes e agulhas, dentre outras; Literatura de interesse selecionada sobre o tema e com tradução do resumo para o português e mais: um vídeo produzido pelo HAOC sobre os desafios da implementação da lista de verificação da cirurgia segura e uma aula em slides sobre Cirurgia Segura.  Acesse a página Cirurgia Segura.

Além disso, recentemente o Proqualis, junto com o HAOC, deu início a iniciativa “Fale com o Hospital”. A ideia é que o profissional de saúde e/ou gestores de serviços de saúde possam enviar perguntas, esclarecer suas dúvidas e tecer comentários sobre o tema da página do hospital.  Para ter acesso ao formulário acesse o link: http://proqualis.net/fale-com-o-hospital