Importância do aleitamento materno é destaque no fórum que reúne profissionais de saúde do RN

aleitamento maternoProfissionais de saúde de todo o Rio Grande do Norte estão reunidos no “I Fórum em Comemoração à Semana Estadual de Leite Humano”, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O evento está sendo realizado nesta quarta-feira (19), no plenarinho da Assembleia Legislativa e terá como parte da programação uma webconferência nacional, integrando os profissionais de Pediatria e Enfermagem que atuam na área.

Recomendado como alimentação exclusiva até os 6 meses de vida e complementar até os dois anos de idade, o leite materno ainda traz respostas benéficas para o vínculo, conhecimento e neuroproteção do binômio mãe-filho. “No universo da sociedade contemporânea, alguns temas continuam extremamente importantes na pauta das políticas públicas mundiais. Nesse cenário, o aleitamento materno emerge como tema relevante no atual cenário das políticas de saúde brasileira, uma vez que a sua prática é comprovadamente positiva tanto para a saúde da mulher como para a criança”, afirmou a técnica da coordenação de Aleitamento Materno da Sesap, Raissa Arruda, na abertura do evento.

Presidente da Sociedade de Pediatria no RN, Nivaldo Sereno de Noronha, abriu os debates na mesa redonda que reuniu diversos profissionais e foi incisivo na defesa da amamentação. Antes, o presidente dos Correios no RN, José Alberto Brito, deu depoimento ressaltando a importância dos bancos de leite para salvar a vida de outras crianças. Um de seus filhos foi beneficiado quando a mãe teve dificuldades em amamentar.

Além de técnicos da Sesap, o evento conta com representantes da Maternidade Januário Cicco, Corpo de Bombeiros, Sociedade de Pediatria, entre outros técnicos da equipe multidisciplinar de saúde da área.

 

Incentivo

 

A Secretaria tem várias ações de incentivo à amamentação. As salas de apoio para as mães que estão amamentando receberam certificação do Ministério da Saúde. Estão localizadas nas maternidades das Quintas, Felipe Camarão, Leide Morais, Almeida Castro (Mossoró) e na UNP Campus Mossoró. Parceria com o Corpo de Bombeiros Militar reforçou as iniciativas com a cessão, por parte da Sesap, de um carro exclusivo para realização das coletas de leite materno nas casas das doadoras e encaminhamento aos três bancos de leite de Natal, localizados no Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina), Hospital Coronel Pedro Germano (Polícia Militar) e Maternidade Escola Januário Cicco.

Outra ação, o projeto “Canguru Amamenta”, idealizado pela Coordenação Estadual do Aleitamento Materno, vem incentivando a amamentação e o contato pele a pele entre mãe e bebê através do uso do “canguru”, também conhecido como sling, uma peça de tecido que permite acomodar o bebê junto à mãe.

 

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Redação ASCOM: (84) 3232-2618 / 2630, 8135-0598

Site: www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN