Inovação e resultados marcam atividades no Fórum de Qualificação do Acesso e Desospitalização Efetiva

Resultados como possibilitar a alta de um paciente de forma segura, a redução do tempo de internação, melhora assistencial e as ferramentas de integração e qualidade ao atendimento foram destaques no Fórum de Qualificação do Acesso e Desospitalização Efetiva, promovido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Eficiência Hospitalista.

O evento aconteceu na última quarta-feira (18), no Palácio Anchieta, em Vitória, e reuniu gestores de hospitais e da Secretaria da Saúde (Sesa).

Experiências bem-sucedidas

Um dos pontos de destaque foram os resultados positivos que o Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), que atende 26 municípios da Região Sul de Saúde e oito municípios da Região Metropolitana de Saúde, vem alcançando nos últimos dois anos. O Pronto-Socorro Psiquiátrico funciona com demanda espontânea e referenciada, além de contar com uma equipe para o acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), com atendimento 24h para todos os casos de Urgência e Emergência psiquiátricas.

“Os pacientes ficavam internados em média 45 dias. Com a entrada do Núcleo Interno de Regulação (NIR), o tempo de permanência diminuiu para um tempo médio de 20 dias, o que vem permitindo girar mais leitos e atender mais pacientes no mesmo período. O hospital vem alcançando importantes resultados com a implantação do NIR, desde maio de 2020, auxiliando na gestão dos indicadores da capacidade instalada da unidade”, comentou a diretora-geral do Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campo, Elaine da Silva Santos.

A iniciativa do evento foi ressaltada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (Sobramh), Rogério Palmeira. “A temática é muito importante já que a sobrecarga no sistema de saúde é um problema mundial”, frisou. Segundo ele, o que chama atenção é o pioneirismo na medicina hospitalista no Espírito Santo. “É um modelo bem-sucedido, que aumenta a eficiência, reduz a mortalidade do paciente e melhora a qualidade da alta do mesmo”, destacou Palmeira.

Durante o fórum, também foi apresentado resultados do trabalho do Escritório de Gestão de Altas (EGA), presente em sete hospitais do Estado. Os profissionais verificam as pendências, têm acesso aos dados dos pacientes internados, conseguem checar os exames que estão pendentes, entram em contato com os familiares de quem está hospitalizado e fazem a transição de cuidados, o que auxilia na redução de eventos adversos, como infecção. O diretor-geral do Hospital Maternidade Silvio Avidos (HMSA), Almiro Schimidt, também participou do evento e disse que esta melhoria contínua do hospital aumentou o número de atendimentos e de giro de leitos, ofertando melhores serviços à população. “O NIR deu um passo importante em 2020 e, com a Medicina Hospitalar e o EGA, modificou a desospitalização”, explicou.

O Programa

O Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), que organizou o fórum, conta com os projetos do Núcleo Interno de Regulação (NIR), de Medicina Hospitalar (MH), do Escritório de Gestão de Altas (EGA), da Autorregulação Regulação Formativa Territorial (ARFT) e, a partir de junho, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

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