Inscrições abertas para o curso de Atualização em Meningite Bacteriana

Objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da solução dos casos suspeitos

O Núcleo de Bacteriologia do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF, realizará, nos dias 6 e 7 de agosto, o curso teórico-prático de Atualização em Meningite Bacteriana. Estão disponíveis 80 vagas.

O interessado pode se inscrever até o dia 21 de julho. A inscrição será confirmada posteriormente.

O treinamento será realizado no auditório do Lacen-DF e tem como público-alvo os profissionais envolvidos no diagnóstico das meningites: médicos, profissionais de laboratório e da vigilância epidemiológica.

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde do DF envolvidos no diagnóstico das meningites, no que tange à clínica e à epidemiologia das meningites, e ao uso de diferentes técnicas de diagnóstico laboratorial da meningite bacteriana. Pretende, ainda, capacitar os profissionais de laboratório em Bacterioscopia de Líquor.

“A educação continuada atualiza o profissional, promovendo uma saúde pública de qualidade, sensibilizando os profissionais para a sua importância na elucidação dos casos suspeitos”, enfatiza o diretor do Lacen-DF, Jorge Chamon.

De acordo com o especialista, a meningite de origem infecciosa é um grave problema de saúde pública e pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. No caso da meningite bacteriana, devido à alta letalidade, ao elevado potencial de transmissão e patogenicidade e por ser uma doença de notificação compulsória imediata, os profissionais envolvidos com esse agravo devem estar aptos para oferecer uma resposta rápida e eficaz.

Para a microbiologista do Programa de Meningite Bacteriana do Núcleo de Bacteriologia do Lacen-DF, Fernanda Mendes, “o diagnóstico clínico-laboratorial, com a vigilância epidemiológica, são ferramentas que subsidiam o tratamento adequado da meningite bacteriana e as medidas de controle mais eficazes para essa grave doença”.

Conheça a programação completa do curso.  

Serviço

Curso de Atualização em Meningite Bacteriana

Horário: das 8h às 19h

Data: Dias 6 e 7 de agosto

Local: Auditório do Lacen-DF – SGAN, quadra 601, lotes O/P – Asa Norte