Inscrições abertas para o curso Formação de Ativadores do Controle Social no SUS em Minas Gerais

Nova qualificação para o Controle Social é uma parceria da ESP com o Conselho Estadual de Saúde.

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre inscrições nesta terça-feira, 15/03, para a turma piloto do curso Formação de Ativadores do Controle Social no SUS em Minas Gerais. Os candidatos poderão se inscrever até o próximo dia 06 abril e, para concorrer às vagas, devem atuar como conselheiras/conselheiros de saúde nos municípios do estado.

Link para inscrição: https://forms.gle/kYnsGoZcxoqAQ64J9

O curso, uma parceria da ESP com o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), tem como objetivo formar ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o controle social no SUS em Minas Gerais. A carga horária é de 20 horas: sendo 12 horas de concentração, organizadas em 04 encontros virtuais de 03 horas, na modalidade remota, por meio de plataforma de videoconferências; e 08 horas divididas em 02 atividades de dispersão, que serão realizadas no próprio munícipio do aluno.

A formação é voltada para usuários(as), gestores(as) e/ou trabalhadores(as) de saúde que estejam atuando como conselheiros(as) de saúde. Para a turma piloto foram disponibilizadas 30 vagas, limitadas a, no máximo, 02 candidatos por Conselho Municipal de Saúde. Embora seja uma proposta nova, a formação é a continuidade das ações de qualificação de conselheiras e conselheiros de saúde do estado, realizadas pela parceria ESP/CES-MG há vários anos, e responsável pela qualificação de centenas destes atores.

Início do Curso

A homologação das inscrições com o resultado dos candidatos selecionados para a nova turma será disponibilizada no site da ESP, no dia 08/04. O início do curso será no dia 12/04, sempre às terças-feiras, no período de 15h30 às 18h30, até o dia 24/05/2022, data prevista para o último encontro.

Os conteúdos da formação incluem: o conceito da Educação Permanente em Saúde (EPS); o papel da participação social; objetivos dos instrumentos de gestão do SUS e como atuar na sua análise; diagnóstico do controle social local; e discussão do papel do ativador de EPS.

A partir da turma piloto, ESP-MG e CES-MG avaliarão as possibilidades de uma nova oferta contínua para o curso.

Mais informações pelo e-mail: sppgs@esp.mg.gov.br


Fonte: Assessoria de Comunicação Social  ESP-MG