Inscrições abertas para pós-graduação strictu sensu em Informação e Comunicação em Saúde

mestrado2O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) divulga as chamadas públicas para seu processo seletivo para as turmas de 2017. Os editais com informações sobre vagas, linhas de pesquisa, documentos para inscrições e fases do processo de seleção podem ser consultados na página do programa e no site do Icict (links disponíveis no menu lateral).

O PPGICS oferece cursos de mestrado e doutorado acadêmicos na área interdisciplinar, com o objetivo de contribuir para a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino relacionadas à informação e comunicação no campo da saúde pública. As áreas de concentração são Configurações e Dinâmicas da Informação e da Comunicação em Saúde.

São duas linhas de pesquisa disponíveis: ‘Produção, Organização e Uso da Informação em Saúde’, que abarca a análise das políticas, modelos, processos e práticas de produção, organização, avaliação e uso da informação e do conhecimento no campo da saúde coletiva, dividindo-se em oito eixos; e, “Informação, Comunicação e Mediações”, abordando o direito à comunicação com fator interente ao direito à saúde, e as relações entre instituições, profissionais de saúde e de comunicação e a população, em suas diversas formas de organização, processos de produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais. Se divide em quatro eixos.

O quadro de vagas é de 12 para mestrado, e, 06 para doutorado. Os candidatos devem ter diploma reconhecido de graduação e, para o doutorado, preferencialmente, titulação de mestre. Dentre os documentos exigidos para a inscrição estão formulário (disponível online) preenchido e impresso, currículo Lattes completo e atualizado impresso em três vias assinadas, acompanhado de fotocópias de documentação comprobatória das atividades dos últimos cinco anos. Para o mestrado, é exigida carta de apresentação, motivação e proposta de trabalho; e, para o doutorado, é necessário ainda projeto de pesquisa, de no máximo, 15 páginas.  icict

A descrição completa dos documentos exigidos encontra-se detalhada nas chamadas públicas, bem como todos os links para formulários e endereços para entrega formal da inscrição, bem como todas as etapas de seleção e o calendário com previsão de divulgação de resultados, e procedimentos de matrícula.

As inscrições serão realizadas no período de 15/08 a 15/09 pelo site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Informação e Comunicação em Saúde – Icict. Para o acesso, é recomendado o navegador Internet Explorer.

Outras informações devem ser obtidas no setor de Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, Prédio da Expansão do Campus, sala 210, em Manguinhos, telefones (21) 3882-9063 ou (21) 3882-9033, ou pelo e-mail ppgics@icict.fiocruz.br

Também estão disponíveis chamadas públicas para candidatos estrangeiros. Acesse ao lado as chamadas públicas dos dois cursos.

Fonte: Ascom – Icict/Fiocruz