Instituto Questão de Ciência propõe parceria ao Conass para capacitação de gestores no uso de evidências científicas

“Divulgar ciência na área de saúde não é um favor, é uma responsabilidade social do cientista, é um exercício de cidadania”, disse a presidente do Instituto Questão de Ciência (ICQ), Natália Pasternak, na sessão Diálogos Conass, realizada na manhã desta quarta-feira, 16.

Ela e o diretor executivo do instituto, Paulo Almeida, apresentaram à equipe técnica do Conass a proposta de uma parceria com o Conselho visando à capacitação de gestores públicos e suas equipes no uso de evidências em políticas sociais e de saúde.

Pasternak, que atualmente está nos Estados Unidos, explicou que a ideia surgiu a partir de uma conversa com o diretor do Columbia Global Center da Columbia University.

A ciência, segundo explicou a presidente do ICQ, é uma das ferramentas que o gestor de saúde precisa ter para tomar decisões e, para isso, ele precisa entender melhor como as evidências científicas são geradas e como podem ser utilizadas pelas equipes técnicas além de comunicá-las para diversos públicos, tais como a sociedade, os parlamentares, os membros do Executivo dentre outros.

Para Pasternak, a ciência influencia nosso cotidiano, mas a maior parte da sociedade não percebe, assim como os parlamentares e gestores também não sabem onde buscar informação científica de qualidade para tomar essas decisões. “Ciência não é qualquer coisa publicada em uma universidade. Neste campo, os resultados produzidos por nós cientistas são publicados nas revistas científicas e acabam não sendo divididos com a sociedade. Ou seja, se não fizermos um trabalho de comunicação eficiente, a sociedade não percebe e não a valoriza”.

O objetivo da parceria é o de formatar um programa de capacitação capaz de proporcionar o entendimento de como se dá um processo decisório a partir do uso de evidências científicas; como elas são geradas; como interpretá-las, e como identificar as políticas que não são baseadas em evidências e os danos que elas trazem para a sociedade, além de buscar a melhor maneira de comunicar isso para o público em geral.

O presidente do Conass, Carlos Lula, agradeceu aos membros do ICQ, referência no País e no mundo, segundo ele. “Vocês tiveram papel fundamental na discussão com a sociedade sobre a pandemia e, com certeza, esse é um projeto que poderemos realizar em conjunto, não só agora na pandemia, mas a longo prazo”, afirmou.

Foi criado um grupo de trabalho conjunto, que se debruçará na construção da proposta de capacitação a ser oferecida aos novos gestores estaduais de saúde e suas equipes, que assumirão as funções em 2023.

Ascom Conass

(61) 3222-3000

ascom@conass.org.br