Internações de crianças com Covid-19 em UTIS aumentaram 400% em 15 dias em SC

A taxa de ocupação de leitos de UTI Pediátrico para tratamento de Covid-19 cresceu 433% na primeira quinzena de fevereiro. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina, nesta semana. No dia 1º de fevereiro, apenas três leitos de UTI pediátrico estavam com crianças em tratamento para Covid-19, o que representava uma taxa de ocupação de 16%. Já no dia 15 de fevereiro, esse número passou para 16 leitos, o que equivale a uma taxa de 73%.

WhatsApp Image 2022-02-16 at 10.31.50.jpeg
Foto: Bruna Borges/Comunicação HIJG/ASCOM SES

A SES/SC identificou ainda um aumento de 1094% nas internações por Covid-19 de menores de 15 anos de idade, passando de 16 registros no período de 28 de novembro de 2021 até 1º de janeiro de 2022 para 191 registros no período de 02 de janeiro a 05 de fevereiro de 2022. O dado inclui casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 hospitalizados em leitos de enfermaria e de terapia intensiva.

Nas crianças de 0 a 4 anos, o número de internações passou de 13 nas seis últimas semanas de 2021 para 139 nas seis primeiras semanas de 2022. Já para as crianças de 5 a 11 anos, o número de internações passou de 2 nas seis últimas semanas de 2021 para 42 nas seis primeiras semanas de 2022. E finalmente para jovens de 12 a 15 anos, apenas 1 internação foi observada nas seis últimas semanas de 2021, enquanto 10 internações já foram notificadas nas seis primeiras semanas de 2022.

Vacinação

O aumento nas internações de crianças para tratamento de Covid-19 reforça a necessidade de ampliar a vacinação na faixa etária de 5 a 11 anos, segundo o secretário da Saúde André Motta Ribeiro. “Proteger as crianças é uma das nossas prioridades nesse momento. Por isso estamos trabalhando para incentivar pais e responsáveis a levarem seus filhos para os postos de vacinação para receberem a primeira dose da vacina contra Covid-19. Essa ação é fundamental para que o maior número possível de crianças seja protegida, garantindo, assim, que não tenhamos mais esse aumento na ocupação de leitos pediátricos e nossas crianças possam frequentar as escolas com segurança”, destacou o secretário.

Atualmente, em Santa Catarina, 129.005 crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que equivale a 20% da cobertura vacinal para essa faixa. Para o Superintendente de Vigilância em Saúde Eduardo Macário, esse aumento na taxa de internações pediátricas vem se tornando mais evidente nos últimos meses, considerando que estamos sob intensa transmissão comunitária da variante Ômicron, que vem alcançando índices alarmantes em todas as regiões do Estado. E as crianças acabam sendo mais afetadas por terem sido o último grupo contemplado com a vacinação, estando mais exposto por ainda apresentarem baixa cobertura vacinal.

Infectologista pediátrico do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Rodrigo Marzola, também observa um aumento exponencial no número de crianças nas UTIs pediátricas. “No início de fevereiro, havia três crianças internadas em leitos de UTI Covid. Hoje, já são 15 pacientes”, apontou. O dado corrobora com os relatos de casos de complicações da doença em crianças, especialmente a SIM-P (síndrome inflamatória multissistêmica em pediatria) após 2 a 6 semanas do pico da doença. Isto seria evitado com a vacinação maciça da população pediátrica contra o SARSCov2.

Os dados acerca da vacinação em SC podem ser visualizados no site http://www.coronavirus.sc.gov.br

Fonte: SES/SC