Juventudes e participação social é tema de novo curso da UNA-SUS

Com carga horária de 15h, a oferta contextualiza as juventudes do país e aborda instrumentos normativos, marcos legais e políticas públicas para incentivar uma maior participação juvenil na promoção à saúde.

Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados em desenvolver competências para fortalecer a participação das juventudes na elaboração e implementação de políticas públicas em saúde já podem se matricular no mais novo curso da UNA-SUS – Juventudes e Participação Social. 

Oferecido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS, em parceria com o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – NESA/UERJ, o curso é livre, gratuito e tem início imediato.

As matrículas podem ser realizadas até o dia 17 de dezembro de 2022, pelo link.

Segundo a Coordenadora da Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde (COSAJ/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS), Priscila Carvalho, o que motivou o desenvolvimento do curso foi perceber que “conhecer os direitos das juventudes e sua potência transformadora na participação social, é um diferencial para gestores e profissionais que atuam no Sistema de Gerenciamento de Programas”.

Com carga horária de 15h, o curso foi organizado em três unidades, que abordam os seguintes temas: instrumentos normativos, marcos legais e políticas públicas; contextualização das juventudes no Brasil; participação juvenil, promoção da saúde e redes.

Programa de Formação Modular

Juventudes e Participação Social é o primeiro curso, de quatro ofertas que compõem o Programa de Formação Modular para a Saúde Integral do Adolescente e do Jovem, desenvolvido pelo Ministério da Saúde diante da necessidade de capacitar os profissionais de saúde da Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde do Adolescente.

O objetivo geral é qualificar profissionais e gestores sobre estratégias para fortalecer a participação das juventudes no planejamento, na execução e na avaliação das ações de promoção de saúde.

Após matricular-se no curso, o aluno terá acesso ao hotsite do programa como um todo que lançará, em breve, as outras três ofertas com os seguintes temas:

Introdução à Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflitos com a Lei (PNAISARI);

Proteger e Cuidar de Adolescentes na APS; e

Escuta de Crianças e Adolescentes na rede de serviços do SUS.

Fique de olho para não perder os próximos lançamentos!

Para saber mais sobre este e outros cursos da UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.