Lançada cartilha para orientar a população sobre sinais e sintomas de doenças como trombose, aneurisma e varizes

Publicação da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular faz parte de campanha de alerta sobre problemas que afetam mihões de brasileiros e ocorre no mês do congresso nacional da especialidade 

Você sabe o que é uma trombose venosa profunda (TVP)? Conhece os sinais e sintomas que indicam a presença de uma doença arterial periférica (DAP)? É capaz de reconhecer os fatores de risco para o linfedema, o aneurisma da aorta abdominal e das varizes de membros inferiores? Essas e outras questões encontram resposta na Cartilha de Cuidados com a Saúde Vascular, que acaba de ser lançada como parte das comemorações ao Agosto Azul Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a atenção que deve ser dada ao nosso aparelho circulatório.

O documento foi elaborado por especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Com textos curtos e didáticos, os especialistas oferecem à população em geral acesso a um conteúdo qualificado, capaz de chamar a atenção dos leitores para as medidas simples, mas que podem fazer a diferença para manter a saúde, o bem-estar e a vida.

“O diagnóstico de uma doença vascular é feito ouvindo as queixas dos pacientes, fazendo um exame físico detalhado e pedindo exames complementares necessários. É importante lembrar que algumas doenças são silenciosas e, por isso, a consulta de rotina também é fundamental para o cuidado com a saúde vascular”, afirmou o presidente da SBACV, Julio Peclat, que faz questão de ressaltar: o médico angiologista ou cirurgião vascular é o profissional capacitado para tratar de problemas das artérias, veias e vasos linfáticos.

Tratamento – Segundo Mateus Borges, diretor de Publicações da Sociedade, após o diagnóstico o médico especialista encaminhará o paciente para iniciar a série de cuidados necessários para evitar o agravamento do quadro. “Os tipos de tratamento são diversos, dependendo de cada caso, e podem ser feitos com medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos menos invasivos, além de mudanças simples nos hábitos de vida. Em alguns casos, é aconselhável uma equipe médica multidisciplinar, que, além do angiologista ou cirurgião vascular, pode envolver um cardiologista, neurologista, endocrinologista, clínico geral, obstetra, entre outros”, explicou.

O lançamento da Cartilha pela SBACV marca as atividades do Agosto Azul Vermelho. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de conscientização e educação em saúde dos brasileiros, em especial dos que apresentam comportamento de risco (uso de cigarros e bebida alcoólica, sedentarismo, estresse, má alimentação, etc). Assim como qualquer enfermidade, alertam os especialistas, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais.

VISITE AS REDES SOCIAIS DA SBACV E CONFIRA O CONTEÚDO EXCLUSIVO: https://www.instagram.com/sbacvnacional/ 

Além da cartilha, a SBACV tem divulgado material sobre o assunto por meio de suas redes sociais, distribuído conteúdo com fontes confiáveis para a imprensa e marcado presença nos espaços urbanos com a iluminação de monumentos e prédios públicos em azul e vermelho, as cores da campanha. Outra marca da campanha estará nas mãos dos médicos, pacientes e familiares.

A SBACV propõe o uso de um gesto simples para simbolizar o compromisso de todos os brasileiros com a qualidade da saúde individual e coletiva. Basta fazer a letra “V”, usando dois dedos pintados de vermelho e azul. Para a Sociedade, esse é o sinal de engajamento de pessoas e instituições com a “valorização da Saúde Vascular”, mote do Agosto Azul Vermelho, que valorize as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças venosas, arteriais e linfáticas.

Congresso da SBACV – No mesmo período, a Sociedade realizará seu congresso nacional, em Brasília (DF), entre os dias 15 e 19 de agosto, com a presença de milhares de especialistas de todo o País. O encontro acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e será 100% presencial. A programação envolve cerca de 40 palestrantes internacionais e 300 expositores nacionais, distribuídos em painéis, mesas e simpósios focados em temas de grande relevância para o dia a dia do especialista.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: https://vascularbrasilia2022.com.br/ 

“Temos grande preocupação com o cenário deixado pela pandemia, em que muitas pessoas adiaram a visita ao médico e o início ou continuidade de seus tratamentos de saúde. É momento de mobilizar as pessoas para que retomem o cuidado básico com a saúde”, afirma Julio Peclat. Como ele ressaltou: “cuidar do cidadão e manter o médico angiologista e o cirurgião vascular sempre atualizados é a razão de existir da nossa entidade”.

“De forma geral, a mensagem principal da iniciativa capitaneada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, com a campanha Agosto Azul e Vermelho e o Congresso, é que precisamos cuidar da saúde para evitar ter que tratar da doença. Quando se tem uma mensagem relevante, o desafio é fazer esse recado chegar a cada vez mais pessoas”, ressaltou o presidente da SBACV.

      

Para mais informações:

360º Comunicação Integrada

Doca de Oliveira

(61) 99161-8309