Lançamento do livro: Compreendendo o sistema de saúde para uma melhor gestão

lancamento-leiass2Os sistemas de saúde são organismos de grande complexidade e que necessitam responder a múltiplas necessidades. Esta obra do professor Raynald Pineault, agora disponível em português graças aos esforços conjuntos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS (Brasil) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical – IHMT da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), é um referencial para os que desejam aprofundar seus conhecimentos na difícil e importante tarefa de bem gerir um sistema de saúde. Para tanto, a obra procura simplificar essa realidade, a fim de facilitar sua compreensão.

Didaticamente elaborado, este livro tem cinco capítulos que discorrem sobre a im-portância de se identificarem claramente as necessidades de saúde e de se elegerem as prioridades, assim como sobre a utilização dos serviços de saúde, a análise da produção dos serviços, a avaliação e a influência do contexto e dos valores sobre o sistema de saúde. Além disso, contém exercícios para o autoaprendizado e um referencial bibliográfico da maior importância para o aprofundamento dos diversos temas nele tratados.

“Compreendendo o sistema de saúde para uma melhor gestão”, em português, é o segundo volume da série LEIASS – Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde, que integra a agenda de cooperação entre o CONASS e o IHMT, iniciada em 2011.

Nossos agradecimentos à editora da Universidade de Montreal, pela cessão dos direitos de edição, bem como a todos os que, direta e indiretamente colaboraram para que esta obra pudesse chegar ao universo lusófono e enriquecê-lo com as reflexões tão pertinentes e qualificadas do Professor Raynald Pineault. De modo especial, consignamos nosso reconhecimento aos professores Eronildo Felisberto, Fernando Passos Cupertino de Barros, Isabella Chagas Samico, Lígia Maria Vieira da Silva e Zulmira Hartz pelo trabalho de revisão técnica e a Marcus Carvalho pelo projeto gráfico e diagramação.

 

Baixe gratuitamente a publicação na Biblioteca Digital do CONASS.