Livro apresenta o estudo Covitel: um retrato dos impactos da pandemia nos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Vital Strategies – organização global de saúde pública, Umane – associação civil focada no apoio a projetos sociais voltados à prevenção de doenças e promoção da saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lançaram nesta quarta-feira, o livro Conass Documenta n. 42 – Covitel: um retrato dos impactos da pandemia nos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

O livro apresenta, a partir de recortes por regiões do Brasil, os resultados do Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia.

O Covitel é um inquérito de âmbito nacional, com representatividade para o Brasil e para as cinco grandes regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Seus achados compõem um retrato da magnitude do impacto dos principais fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na população adulta, com 18 anos ou mais.

Foram coletadas informações sobre atividade física, alimentação, saúde mental, estado de saúde, hipertensão arterial e diabetes, além de outras relacionadas com o consumo de álcool e de tabaco, comparando o período pré-pandemia com o primeiro trimestre de 2022, quando as entrevistas foram realizadas e as vacinas contra a covid-19 já estavam amplamente disponibilizadas para a população

A publicação serve de subsídio técnico para o fortalecimento da capacidade analítica de gestores de maneira intersetorial, a fim de orientar as prioridades e as ações para a redução da morbimortalidade por DCNT no Brasil.

O livro pode ser acessado e baixado gratuitamente na nossa biblioteca digital.

Sobre a Vital Strategies

A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por um forte sistema de saúde pública. Trabalha com governos e a sociedade civil em 73 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que abordam seus maiores desafios de saúde. O objetivo é ver os governos adotarem intervenções promissoras e em escala, o mais rápido possível. Para saber mais, visite www.vitalstrategies.org.

Sobre a Umane

A Umane é uma associação civil sem fins lucrativos, isenta e independente voltada a articular e fomentar iniciativas de apoio ao desenvolvimento do sistema, melhoria das condições de saúde e promoção da saúde, como forma de colaborar para melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

A Umane dirige seu apoio para três linhas programáticas: o Atenção Integral às Condições e Fatores de Risco, que incentiva projetos voltados para redução da obesidade, Diabetes tipo 2 e hipertensão arterial; a Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes e serviços e da incorporação de novas tecnologias e a Saúde Materno-infantil financiando programas que acompanhem e monitorem crianças e adolescentes no contexto da Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e estimulem o autocuidado com iniciativas voltadas para o estilo saudável centrado no âmbito da família.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000