Maranhão – Boletim informativo e-Transitar 2º quadrimestre de 2021

Apresentamos as ações de vigilância e prevenção aos acidentes de trânsito, desenvolvidas pala Secretaria de Estado da Saúde, através do Núcleo de Vigilância às Doenças e Agravos não Transmissíveis-NVDANTS, no período de 1º de maio a 31 de agosto do ano em curso.

Dia 19 de maio, o NVDANTS/PVT/SES e a Superintendência Estadual de Trânsito/SES participaram de reunião sobre o planejamento das atividades programadas para o 2º quadrimestre de 2021.

Dia 12 de maio, o Núcleo de Vigilância às Doenças e Agravos não Transmissíveis, através do Programa Vida no Trânsito-PVT/SES participou das atividades do Programa Saúde na Estrada 2021

Durante o mês de maio, os técnicos do NVDANTS/PVT/SES participaram de atividades alusivas ao Maio Amarelo 2021.

 

Dia 27 de maio, os técnicos do NVDANTS estiveram presentes no 1º Fórum Virtual sobre Promoção da Saúde realizado pela SEMUS/São Luís em parceria com a SES-MA.

Realizada reunião técnica entre o DETRAN-MA e o PVT/SES, dia 16 de junho. Na oportunidade, foi discutida a integração das informações sobre os registros de acidentes de trânsito.

  • Em 22 de junho foi realizada reunião de planejamento com os integrantes do PVT/SES, PVT/SEMUS/São Luís e SUPAST/SES. Pauta: atividades programadas para o Dia do Motorista e Dia do Motociclista.
  • Dia 23 de junho houve reunião entre o DETRAN-MA, PVT/SES, PVT/SEMUS e SUPAST/SES.
  • Pautas: Decreto de instituição do Comitê Interinstitucional Estadual do PVT, registro de acidentes de trânsito e atividades propostas para o Dia do Motorista e Dia do Motociclista.
  • Dia 30 de junho foi implantado o Programa Vida em Duas Rodas e o Comitê Interinstitucional do referido Programa, no município de Bacabal-MA. Posteriormente foi realizado o monitoramento do sistema de registro de acidentes de trânsito no Hospital Laura Vasconcelos.
  • Em 28 de julho, a equipe do NVDANTS/SES-MA promoveu o Curso de atualização em Doenças e Agravos Não Transmissíveis na Região de Saúde de Caxias- MA. Destaque para abordagem sobre Programa Vida em Duas Rodas e o registro de acidentes de trânsito. No mesmo período, ocorreu o monitoramento e avaliação dos sistemas de registros de acidentes de trânsito nos hospitais de urgência e emergência de Caxias.
  • O NVDANTS/SES-MA, em parceria com as Unidades Regionais de Saúde de Timon e Codó-MA, realizaram o Curso de Atualização em Doenças e Agravos Não Transmissíveis na Região de Saúde de Timon- MA, dia 29 de julho, dando-se ênfase a importância das ações de prevenção e vigilância aos acidentes de trânsito.
  • Dia 11 de agosto, a equipe do NVDANTS/PVT/SES realizou a implantação do Programa do Programa Vida em Duas Rodas e do Comitê Interinstitucional do referido Programa, na Região de Saúde de Pinheiro
  • Dia 07 de julho foi realizada reunião técnica entre o NVDANTS/SES-MA, SUPAST/SES e a Coordenadora do Projeto e-TRANSITAR/CONASS. Pauta: Instituição do Comitê Estadual Interinstitucional do Programa Vida no Trânsito/SES-MA.
  • Dia 09 de julho foi realizada a 3ª reunião de planejamento para o Dia do Motorista e Dia do Motociclista, com participação dos integrantes do Comitê Interinstitucional do PVT/SEMUS/São Luís.
  • Nos dias 27 e 29 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde, através do Núcleo Estadual de Vigilância ás Doenças e Agravos Não Transmissíveis-NVDANTS-MA, juntamente com os integrantes do Comitê Interinstitucional do Programa Vida no Trânsito /SEMUS/São Luís participaram de atividades alusivas ao Maio Amarelo 2021.
  • O PVT/SES-MA participou de reunião técnica com os integrantes do Projeto e-TRANSITAR/CONASS, dia 12 de agosto, sobre a importância do Advocacy para o enfrentamento da morbimortalidade por ATT.
  • Durante o mês de agosto foram realizadas várias reuniões de planejamento para as atividades da Semana Nacional do Trânsito 2021.
  • Dia 30 de agosto houve a última reunião preparatória para a Semana Nacional do Trânsito com participação do DETRAN-MA, PVT/SES, PVT/SEMUS, SUPAST/SES, Polícia Militar, SMTT e SOS Vidas.

EXPEDIENTE:

 

Flávio Dino de Castro e Costa

Governador do Maranhão

 

Carlos Eduardo de Oliveira Lula

Secretário de Estado da Saúde

 

Waldeise Pereira

Secretária Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde

 

Tayara Costa Pereira

Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças

 

Louis Philip Moses Camarão

Superintendente da Política de Atenção à Saúde no Trãnsito/SES

 

Mayrlan Ribeiro Avelar

Chefe de Departamento de Epidemiologia

 

Victomar José Teixeira

Coordenador do Núcleo de Vigilância às Doenças e Agravos Não Transmissíveis-NVDANTS

Fonte: SES/MA

 

 

ELABORAÇÃO E REVISÃO TÉCNICA:

 

 

Victomar José Teixeira

Coordenador do Núcleo de Vigilância às Doenças e Agravos Não Transmissíveis-NVDANTS

 

Júlio César Costa dos Santos

Técnico do Núcleo de Vigilância às Doenças e Agravos Não Transmissíveis-NVDANTS

 

Joaquim Pinheiro de Moura Filho

Técnico do Núcleo de Vigilância às Doenças e Agravos Não Transmissíveis-NVDANTS

 

Marlijane Silva Bezerra

Técnico do Núcleo de Vigilância às Doenças e Agravos Não Transmissíveis-NVDANTS