Mato Grosso – Boletim informativo e-Transitar 2º Quadrimestre de 2021

MAIO AMARELO

Em Mato Grosso nos meses de maio, junho e julho de 2021 tivemos reuniões (04), para a organização do maio amarelo que resultou em três segundas feiras de atividades sendo nos dias 17, 24 e 31 de maio/2021 sendo tudo transmitido pela plataforma ZOOM no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ziRWbXEXMjM&t=826s)

Também fora confeccionado um vídeo a pedido do CONASS com o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, alavancando o início das ações motivadas pelo CONASS como parte integrante da 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU.

Para ver o vídeo, de nosso secretário de saúde é só acessar o link:

Disponível em:  https://twitter.com/conassoficial/status/1396103561063256065?s=21

 

MATO GROSSO no grupo do Projeto enfrentamento à Morbimortalidade por AT – CONASS

Mato Grosso também participou de web-reuniões do Projeto do CONASS em três ocasiões: 15/06, 13/07 e 12/08 de 2021, sendo grande oportunidade para trocarmos experiências e discutirmos as dificuldades de forma que sejam apontadas soluções já vivenciadas em outros estados brasileiros.

15/06/2021 – Web-reunião de trabalho do Grupo

13/07/2021 – Web-reunião temática: Fortalecimento da Rede Intersetorial no Enfrentamento à Morbimortalidade por AT

12/08/2021 – Web-reunião temática: A importância do Advocacy no Enfrentamento à Morbimortalidade por AT

 

SEMANA DA JUVENTUDE E CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO

Outra grande ocasião de abordarmos a temática foi a “Semana da Juventude que promoveu Blitz para Conscientização pela vida no Trânsito”

Realizado no dia 12 de agosto de 2021, na semana Estadual de Juventude, promovido pelo Conselho Estadual de Juventude onde o Conselheiro de Juventude e membro do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, Aparecido Samuel de Castro Cavalcante, representa a secretaria de estado de saúde, desenvolveram, ação da juventude e segurança no trânsito, blitz pela vida. A ação foi motivada pelo alto índice de óbitos e acidentes no transito envolvendo a juventude de Mato Grosso.

Houve panfletagem e diálogo com motoristas, participaram do evento: Deletran – Delegacia de Delitos do Trânsito, Conjuv – Conselho Estadual de Juventude, Polícia Militar – Batalhão de Trânsito, Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Detran/MT), Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania. O Balanço da Ação foi considerado positivo, com vistas para realização de outras ações pontuais para o futuro.

PLANO DE TRABALHO ANUAL (PTA 2022) – MATO GROSSO

Para o Plano de Trabalho Anual, Mato Grosso destinou o montante de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para destinação de ações que busquem o enfrentamento à morbimortalidade oriunda de acidentes de trânsito no âmbito do Estado. Os recursos serão parte integrante das ações a serem inseridas no Plano de Ação Estadual de enfrentamento à morbimortalidade coordenada pelo Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito (PVT) aqui em Mato Grosso, se dando de forma bem participativa com a equipe da Coordenadoria de Promoção e Humanização da saúde, que está à frente da temática da segurança no Trânsito estando em fase de aprovação pela Casa Civil do Estado do MT.

Foto Secom: Casa Civil de Mato Grosso

As ações foram muitas e se desdobraram em outras ações promovidas pelos membros/Instituições que compõem o Comitê Intersetorial do Programa, como Blitz da Lei Seca, Abordagens educativas na rede escolar, e troca de experiências com os municípios que possuem uma estrutura de trânsito.

Fonte: SES/MT