Mato Grosso do Sul – Boletim informativo e-Transitar 2º quadrimestre de 2021

A Secretaria de Saúde do Estado do MS participou de web-reuniões do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) através do aplicativo do Google Meat do com a participação dos responsáveis pelo projeto e/ou do Programa Vida no Trânsito das Secretarias Estaduais de Saúde dos estados de Acre, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espirito Santo, São Paulo, Maranhão, Pernambuco e Sergipe, Paraíba,  Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Reunião on-line dia 15/06/2021 com objetivo de discutir as ações/estratégias realizadas no 1º semestre com a participação dos 16 estados que fazem parte do Projeto E-Transitar em parceria com o CONASS. Participação web reunião dia 13/07 sobre a Rede Intersetorial no Enfrentamento à Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, discutido sobre a importância de parcerias no desenvolvimento do trabalho nas etapas necessárias para implantação do Programa Vida no Trânsito e que cada parceiro desempenha papel fundamental para o sucesso das ações. Participação de reunião on-line dia 12/08 com a pauta do Advocacy e intersetorialidade no enfrentamento à morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – experiência de RN, discussões sobre o PNATRANS.

Durante o mês de maio foram realizadas inúmeras ciclos de lives do Maio Amarelo, com diversas conversas sobre o trânsito que foram transmitidas nas páginas oficiais da Polícia Rodoviária Federal MS (PRF/MS) no Facebook e Instagram.

Realizada ação educativa organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN/MS) e parceiros, no Parque dos Poderes dentro do Projeto Amigos do Parque, sendo ocupada a pista sentido Secretaria de Educação/Governadoria que envolveu motoristas e ciclistas, com objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de uma convivência harmônica e segura no trânsito. A atividade visa o entendimento da fragilidade de quem está na bicicleta, desenvolvendo a empatia e a necessidade de cooperação mútua no trânsito.

A ação se desenvolveu da seguinte forma:

  • Foram posicionadas de 3 a 4 bicicletas estáticas na via, separadas da faixa de rolamento por cones e fitas zebradas;
  • As pessoas que estiverem caminhando pelo parque serão abordadas e os que dirigem serão convidados a participarem da experiência;
  • Ao concordar, o participante senta na bicicleta estática;
  • Um motorista da equipe do Detran passará com o veículo próximo ao participante/ciclista;
  • Em seguida, outro motorista passará tomando a distância de 1,5m;
  • Após a experiência o participante será questionado sobre a sensação que teve.

Link de acesso ao vídeo no Youtube:  https://youtu.be/2KcbpzRwRbQ

As figuras a seguir apresentadas, ilustram a atividade realizada no Parque dos Poderes.

Realizada ação educativa pelo DETRAN/MS e parceiros, AÇÃO MAIO AMARELO “ PONTO CEGO ” nos Altos da Avenida Afonso Pena. O Evento foi idealizado pelo Consórcio Guaicurus, contando com a parceria e apoio de todos os órgãos de trânsito. Estavam estacionados na via dois ônibus da empresa e motocicletas posicionadas paralelas aos ônibus. As pessoas foram convidadas a sentarem-se na posição do motorista e verificarem os riscos dos pontos cegos no trânsito. Durante a ação, a equipe técnica, os policiais e o responsável pela empresa de perícias faziam as explicações referentes aos riscos do comportamento no trânsito, chamando a atenção para a importância de manter a distância segura e evitar estar no ponto cego dos veículos. Principalmente enquanto ciclistas, motociclistas e pedestres. Dentro do ônibus passava um vídeo explicativo sobre os riscos do ponto cego nos veículos e as pessoas podiam parar e assistir. Um funcionário fazia toda a higienização após cada pessoa que passasse pelo local.

O DETRAN/MS através da Diretoria de Educação para Trânsito, desenvolveram no dia 30 de maio 2021 a ação Maio Amarelo “Pedal Legal e Paz Sobre Rodas”. O evento ocorreu nas proximidades do Bar Grande Parada em Indubrasil, e teve como objetivo promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar a atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

A ação teve como finalidade promover a empatia entre pessoas que conduzem automóveis e ciclistas, simular os riscos que os ciclistas enfrentam no trânsito, orientar sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e prevenir acidente.

Entre os dias 17 e 23 de maio, Campo Grande participou da 6ª Semana Mundial de Segurança no Trânsito das Nações Unidas. Realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a iniciativa das Nações Unidas pretende incentivar a baixa velocidade de veículos em vias urbanas sinalizadas.

Neste ano, o lema escolhido para a Semana de Trânsito da ONU é “Ruas pela Vida” (Streets for Life). A ideia é promover limites de 30 km/h como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam.

O Secretário de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul realizou vídeo que foi divulgado em redes sociais do CONASS Oficial:

  • Vídeo do Secretário de Estado do Mato Grosso do Sul

Disponível em:  https://www.instagram.com/conassoficial/

Uma das preocupações causadas pelos acidentes com vítimas é em relação a ocupação de leitos que poderiam ser utilizados para tratamento de pacientes infectados pela covid-19. Dados da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN) mostram que de janeiro a abril de 2021, ocorreram 2.723 acidentes de trânsito nas ruas de Campo Grande, destes, 1.098 com vítimas e 23 óbitos.

Neste sentido, a ação de Campo Grande contou com vídeos institucionais de conscientização e apoio de várias instituições, alertando sobre a importância de manter a velocidade em 30 km/h. Mais que reduzir as lesões e mortes no trânsito, as chamadas zonas calmas, vias calmas, zonas 30, entre outras denominações, também colaboram para incentivar o transporte ativo (caminhadas e deslocamento por bicicletas), a qualidade do ar, mais atividade física e saúde mental).

A capital Campo Grande foi reconhecida pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), como cidade modelo nesse novo conceito e evolução na estrutura física urbana da capital com mobilidade e segurança no trânsito através do Reviva Mais Campo Grande.

A capital também participou da 6ª Semana Mundial de Segurança no Trânsito das Nações Unidas e também realizou vídeo publicado no site da Organização Panamericana de Saúde (OPAS):

https://www.paho.org/es/historias/zona-30-campo-grande-ms-nuevo-concepto-para-vivir-ciudad-forma-saludable

O  DETRAN/MS e AGETRAN  também realizou a “Campanha volta às aulas” na saída das escolas. A campanha contou com a equipe da AGETRAN, dois atores de teatro, dois educadores e dois agentes de fiscalização. O objetivo foi alertar os alunos e responsáveis referente a necessidade do comportamento seguro no trânsito. Reforçando a travessia na faixa de pedestres, o transporte seguro das crianças nos veículos, a maneira de segurar no punho das crianças pequenas, a velocidade segura nas vias: 30km/h, além das medidas de proteção em relação ao covid-19. A abordagem aconteceu na saída das escolas, com a montagem de um boneco grande utilizando máscara de proteção, faixa com frase educativa, fantasia de dragão visando chamar atenção de crianças e adultos com músicas referentes aos assuntos abordados. O público recebeu muito bem a equipe, sendo possível fazer uma rápida interação com alunos e responsáveis de maneira lúdica e criativa.

A pandemia trouxe muitas perdas emocionais, financeiras, profissionais, mas também a oportunidade de buscar novas saídas, de criar novas histórias. Foi o que ocorreu com o trabalho de mais de 20 anos de Educação para o Trânsito do DETRAN-MS. Ao fechar as portas da Cidade Escola de Trânsito acabou, portanto, criando o programa Detranzinho Play. Foi premiado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pela categoria Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. O objetivo é a valorização e a premiação de trabalhos, programas e projetos relacionados ao trânsito realizados em 2020 ou 2021. Segue abaixo o links do projeto:

https://www.detran.ms.gov.br/detranzinho-play-projeto-de-educacao-para-o-transito-em-ms-vence-premio-denatran-2021/

link vídeo A Caminho da Escola produzido pelo DETRAN/MS

https://youtu.be/XJbQ7aSj_1Y

Fonte: SES/MS