Mato Grosso do Sul – Projeto e-Transitar / 1º Quadrimestre 2021

BOLETIM INFORMATIVO e-TRANSITR 1º QUADRIMESTRE – MATO GROSSO DO SUL

 

Realizada reuniões através do aplicativo do Google Meat do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Reunião realizada dia 09 de março de 2021 com a participação dos responsáveis pelo Programa Vida no Trânsito das Secretarias Estaduais de Saúde dos estados de Acre, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espirito Santo, São Paulo,  Maranhão, Pernambuco e Sergipe,  com objetivo de apresentar os avanços e desafios de 2020, estratégias para 2021, discussão da produção de Boletim/Informativo com a divulgação das agendas e ações estaduais na página do CONASS referentes as ações do ano de 2020.

Reunião de trabalho do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito com a finalidade de orientar os estados à elaborarem os boletins que serão publicados no site do CONASS. Realizada webs conferencias para realizar apresentação onde foram apresentados e discutidos pelos estados o Plano Anual de trabalho de cada área técnica.

Durante o mês de maio foram realizadas inúmeras ciclos de lives do MAIO AMARELO, com diversas conversas sobre o trânsito que foram transmitidas nas páginas oficiais da Polícia Rodoviária Federal MS ( PRF- MS) no Facebook e instagram.

Realizada ação educativa organizada pelo DETRAN/MS e parceiros, no Parque dos Poderes dentro do Projeto Amigos do Parque, sendo ocupada a pista sentido Secretaria de Educação/Governadoria que envolveu motoristas e ciclistas, com objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de uma convivência harmônica e segura no trânsito. A atividade visa o entendimento da fragilidade de quem está na bicicleta, desenvolvendo a empatia e a necessidade de cooperação mútua no trânsito.

A ação se desenvolveu da seguinte forma:

  • Foram posicionadas de 3 a 4 bicicletas estáticas na via, separadas da faixa de rolamento por cones e fitas zebradas;
  • As pessoas que estiverem caminhando pelo parque serão abordadas e os que dirigem serão convidados a participarem da experiência;
  • Ao concordar, o participante senta na bicicleta estática;
  • Um motorista da equipe do Detran passará com o veículo próximo ao participante/ciclista;
  • Em seguida, outro motorista passará tomando a distância de 1,5m;
  • Após a experiência o participante será questionado sobre a sensação que teve.

Realizada ação educativa organizada pelo DETRAN/MS e parceiros, AÇÃO MAIO AMARELO “ PONTO CEGO ” nos Altos da Avenida Afonso Pena. O Evento foi idealizado pelo Consórcio Guaicurus, contando com a parceria e apoio de todos os órgãos de trânsito. Estavam estacionados na via dois ônibus da empresa e motocicletas posicionadas paralelas aos ônibus. As pessoas foram convidadas a sentarem-se na posição do motorista e verificarem os riscos dos pontos cegos no trânsito. Durante a ação, a equipe técnica, os policiais e o responsável pela empresa de perícias faziam as explicações referentes aos riscos do comportamento no trânsito, chamando a atenção para a importância de manter a distância segura e evitar estar no ponto cego dos veículos. Principalmente enquanto ciclistas, motociclistas e pedestres. Dentro do ônibus passava um vídeo explicativo sobre os riscos do ponto cego nos veículos e as pessoas podiam parar e assistir. Um funcionário fazia toda a higienização após cada pessoa que passasse pelo local.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – DETRAN/MS através da Diretoria de Educação para Trânsito, desenvolveram no dia 30 de Maio 2021 a ação Maio Amarelo “Pedal Legal e Paz Sobre Rodas”.

O evento ocorreu nas proximidades do Bar Grande Parada em Indubrasil, e teve como objetivo promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar a atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

A ação teve como finalidade promover a empatia entre pessoas que conduzem automóveis e ciclistas, simular os riscos que os ciclistas enfrentam no trânsito, orientar sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e prevenir acidente.

 

 

 —

Fonte: SES/MS