Mato Grosso do Sul – Projeto e-Transitar: Ações estratégicas desenvolvidas no ano de 2020

No mês de março em virtude da pandemia foi elaborado vídeo com cuidados de prevenção para entregadores para evitar a contaminação do COVID-19, através d do Direção Viva que é uma ferramenta do Detran-MS que de forma clara e objetiva tem como o intuito principal de deixar o usuário informado, com dicas de segurança, de documentação e de educação para o trânsito.

Também foram realizadas outras ações:  https://youtu.be/Ky-7ySLrnGE

  • Realizada atividades conjuntas entre agentes de fiscalização do Detran-MS e policiais militares do Batalhão de Trânsito;
  • Realizada a live “Lei Seca em Debate: Avanços e Desafios”, com a participação de especialistas no assunto e autoridades de trânsito;
  • Participação de reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT- Vida no Trânsito) para planejamento de ações a serem executadas durante o ano de 2020, na qual uma das campanhas é no mês de maio – Maio Amarelo, mas em virtude da pandemia do Coronavírus (COVID-19) as atividades presenciais foram adiadas para o mês de setembro.
  • Participação de Reuniões do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), onde os estados que participam do projeto apresentaram a situação do Programa Vida no Trânsito na Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Pactuado a produção de um Boletim Informativo quadrimestral a ser divulgado no site do CONASS como parte do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade. Este Boletim surge como espaço de divulgação, compartilhamento das ações e estratégias que cada estado vem desenvolvendo e que deseja dar visibilidade. Nesse sentido, cada estado irá enviar para a coordenação do Projeto do CONASS as informações, conteúdos, imagens e documentos que considera relevante ser divulgado do seu estado.
  • Participação de reunião do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Com tema de grande relevância para a pauta do trânsito, onde os convidados abordaram temas que contribuíram para ampliar os conhecimentos, divulgadas propostas de unificação de dados de mortalidade em uma única plataforma de dados, onde a importância da qualificação dos dados para a tomada de decisões é muito importante.

Fonte: SES/MS