Mato Grosso – Projeto e-Transitar / 1º Quadrimestre 2021

MATO GROSSO NO ENFRENTAMENTO À ACIDENTES E ÓBITOS E SEQUELAS NO TRÂNSITO

A  Secretaria de Estado de Saúde, através da Superintendência de Atenção a Saúde-SAS, representada pela a  Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde – COPHS-SAS-SES-MT,  juntamente Comitê  Intersetorial do Programa Vida no Trânsito de Mato Grosso, em alusão ao Maio Amarelo , realizou o “II Encontro-Mato-Grossense de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito” tendo como tema central :  “RESPEITO E RESPONSABILIDADE. PRATIQUE NO TRÂNSITO”.

O  evento comemorativo  foi realizado em três  momentos, sendo: 17/04/2021 – Abertura Oficial com Diálogo sobre o  tema da Campanha Nacional; já no dia 24/05/2021 dedicou se Temática específicas  referente a violência e acidentes no trânsito; Morbimortalidades e agravos do trânsito de Mato Grosso, em foi promovido o relato das vivências do trabalho de vários órgãos e apresentado as  experiências bem sucedidas em Educação para o Trânsito , como também  apresentação dos dados  sobre Acidentes no Trânsito em âmbito estadual; o último dia do evento   31/05/2021 –  Os diálogos foram referentes às Alterações  vigentes no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

O Evento foi transmitido pelo canal Youtube da  Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT) -SES-MT. O evento teve a parceria: Departamento nacional de Trânsito – DENATRAN; Conselho Nacional de Secretário de Saúde – CONASS; Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV; Guarda Municipal de Várzea Grande/MT; Delegacia Especializada de delitos do Trânsito – DELETRAN; Coordenadoria do Gabinete Gestão Integrada da SESP; Vigilância Epidemiológica – SES/MT; Polícia Rodoviária Federal – PRF; Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá – SEMOB/CBÁ/MT; Departamento de Trânsito de Mato Grosso – DETRAN/MT; Corpo de Bombeiros de mato Grosso; Secretaria de Estado de Infraestrutura; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU/MT; Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso – POLITEC; Batalhão da Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário – BPMTRAN;                                                                                                                                                                                                     

O Comitê  Intersetorial do Programa Vida no Trânsito de Mato Grosso, além do evento do Maio Amarelo , mesmo diante das dificuldades da Pandemia, no ano de 2021, conseguiu se reunir ordinariamente com todos os membros, houve trocas de experiências e constituição da comissão de coleta, análise de dados e tecnologia da informação, bem como sua primeira reunião ordinária.

As ações desenvolvidas pela mesma somam-se a confecção de um folder de enfrentamento aos acidentes, óbitos e sequelas do trânsito bem como a organização do Maio Amarelo 2021, com três segundas-feiras de evento, sendo os dias 17, 24 e 31 de maio de 2021. Tal evento contou com a participação de 21 palestrantes e mais 6 coordenadores/as de mesa, além de um público de mais de 250 pessoas por dia de evento.

Aferimos a participação de 2/3 dos municípios do Estado, sendo a quantia de 94 dos 141 existentes, despertando grande interesse nos mesmos de organizar alguma forma de reflexão do trânsito e a necessidade de diminuição de acidentes, óbitos e sequelas.

Acreditamos que a comissão, em fase de ter mais poder e autonomia, visto que está sendo confeccionado um decreto que o legitima em detrimento à constituição via portaria, em vigor, será grande ferramenta para buscarmos atingir os índices pactuados com a ONU e Ministério da Saúde de 50% de redução nos óbitos e acidentes.

Destacamos a participação do CONASS na consultoria frequente ao Estado de Mato Grosso através da Dra. Mércia Gomes Oliveira de Carvalho materializada nos constantes contatos e nas reuniões ordinárias mensais com as coordenações estaduais de quase todo o Brasil.

Agradecemos muito aos e às colaboradores/as de todas instituições que lidam com a temática.