Matriciamento no cuidado em hanseníase é tema de web aula desta quarta-feira (15)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do projeto Telessaúde em parceria com a Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas, realizará nesta quarta-feira (15.09), às 10h, uma web aula sobre o matriciamento no cuidado em hanseníase. A proposta é capacitar profissionais e estudantes da área da saúde pública e privada para aprimorar a assistência prestada à população.

Os interessados em participar da aula podem acessar o canal do Tele Educa MT no YouTube 15 minutos antes do início da respectiva transmissão e se inscreverem gratuitamente.

Com o tema ‘Apoio matricial: desafios e possibilidades no cuidado integral em hanseníase’, o web encontro contará com a apresentação dos profissionais do Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizado de Alta Floresta (AAER). Ficarão à frente da discussão a enfermeira especialista em Saúde da Família e em Gestão em Saúde, Letícia de Faria, e o fisioterapeuta especialista em fisioterapia cardiorrespiratória, osteopatia e posturologia, André Luiz de Brito.

No AAER de Alta Floresta há um projeto pioneiro que oferta apoio matricial aos profissionais da Atenção Primária a Saúde quando há demanda na área. A atuação do Ambulatório vai desde a orientação e apoio às ações de busca ativa até o manejo clínico de pacientes.

Atualmente, Mato Grosso dispõe de seis AAERs. Eles estão localizados em Alta Floresta, Juína, Juara, Várzea Grande, Barra do Garças e Tangará da Serra. As unidades integram diversas ações do Plano Estadual Estratégico de Enfrentamento da Hanseníase, de 2018. Todos os meses, o Estado investe R$ 60 mil na manutenção dos ambulatórios. Em contrapartida, os municípios disponibilizam os servidores e a estrutura física.

Em julho deste ano, o AAER de Alta Floresta iniciou diálogos com as unidades de saúde. Além da capacitação da equipe, nesses encontros foram definidas estratégias de busca ativa de casos novos de hanseníase, exame de contatos, acompanhamento dos casos em tratamento, bem como troca de experiências entre os profissionais. Em um mês de atuação do projeto, foi constatado aumento de 33% de casos novos na cidade registrados Sistema e Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Matriciamento

O apoio matricial, ou matriciamento, é uma estratégia técnico-pedagógica e assistencial conduzida por equipes especializada com prática clínica e assistencial que se dispõem a oferecer informações e orientações a outras equipes de saúde e/ou profissionais em particular.

Fonte: SES/MT