Matrículas abertas para novo curso sobre Indicadores de Saúde

O objetivo é promover compreensão dos conceitos e a utilidade dos indicadores em saúde, bem como sua aplicabilidade no SUS.

A Universidade Federal de Goiás, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFG), está com matrículas abertas para o novo curso online Indicadores de Saúde. O objetivo é promover compreensão dos conceitos e a utilidade dos indicadores em saúde, bem como sua aplicabilidade no SUS.

O público-alvo é composto por gestores municipais, estaduais e distritais de saúde; profissionais de saúde com nível médio ou superior, preferencialmente, aqueles que compõem as equipes da Estratégia de Saúde da Família e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde e os profissionais da tecnologia da informação. O curso também é livre para os demais interessados no tema.

As matrículas podem ser realizadas até o dia 15 de janeiro de 2023, pelo link. O curso é autoinstrucional e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito.

Os indicadores de saúde são instrumentos utilizados para analisar uma situação de saúde, e a partir dessa análise, gerar evidências para subsidiar a avaliação e o planejamento de ações, de modo a contribuir para o aprimoramento dos processos de decisão e obtenção de melhores resultados.

Com o objetivo de facilitar a quantificação e a avaliação dos dados produzidos pelos sistemas de informação em saúde, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação importante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde.

“Compreender os conceitos, a utilidade e a aplicabilidade dos indicadores em saúde é de suma importância para avaliação dos dados a serem gerados pela Rede Nacional de Dados em Saúde, de modo a produzir evidências para monitoramento dos processos e resultados no âmbito do Sistema Único de Saúde”, afirmou a Coordenadora da Área Temática Gestão e Economia do Programa de Saúde Digital da UFG, Profa. Ana Laura Zara.

O curso tem carga horária de 20 horas, divididas em quatro unidades, que tratam de temas como Atributos de um Indicador de Saúde e Tipos de Indicadores; Classificação e Cálculo dos Indicadores e Dados Básicos (IDB) utilizando o TabNet e TabWin e Indicador Digital de Saúde (HIMSS Digital Health Framework).

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS