Matrículas abertas para os cursos sobre Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos

São dois cursos distintos sobre o mesmo tema. Um voltado para profissionais da medicina, outro da enfermagem.

Já estão abertas as matrículas para os cursos Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos, da Universidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel). O objetivo é qualificar a abordagem das principais situações clínicas em idosos no domicílio, melhorando a resolubilidade da rede de saúde.

São dois cursos online distintos sobre o mesmo tema. Um voltado para profissionais da medicina, outro da enfermagem. As matrículas estão abertas até o dia 31 de julho de 2021.

O curso incentiva o autoaprendizado para as questões clínicas comuns aos idosos no âmbito da atenção domiciliar, por meio da resolução de casos clínicos e utilização de ferramentas interativas, tais como, escores, calculadoras e escalas para subsidiar a avaliação da situação de saúde dos idosos e orientações aos cuidadores.

Também serão aplicados pré e pós-testes para avaliação do processo de autoaprendizado. Os materiais educacionais serão elaborados de acordo com as diretrizes e padrões técnicos do Sistema UNA-SUS. Os recursos educacionais e softwares produzidos serão publicados e estarão disponíveis no Acervo UNA-SUS.

Para o curso voltado a enfermeiros, os conteúdos tratam das modalidades de atenção domiciliar e apoio social, agravos respiratórios, estado confusional, úlcera de pressão, dor precordial, insuficiência renal, incontinência urinária, desnutrição e desidratação, trombose venosa profunda, incapacidade funcional, fragilidade no idoso, síndrome da imobilidade, quedas, acidente vascular cerebral, lesão medular e cuidados com cuidador de idosos. Para se matricular, clique aqui.

Já a oferta voltada para médicos aborda temas como oxigenoterapia, infecção respiratória, estado confusional, úlcera de pressão, osteoporose, dor precordial, insuficiência renal, fratura de fêmur, acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica, incapacidade funcional, fragilidade no idoso e lesão medular. Para se matricular, clique aqui.

A qualificação conta com casos clínicos interativos aulas e bibliografias recomendadas, além de materiais de apoio, como calculadoras médicas, escalas, e materiais com orientações para guiar o profissional de saúde no atendimento ao usuário.

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS