Ministério da Saúde prorroga prazo para adesão ao Programa Saúde com Agente

A prorrogação do prazo foi um pedido dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)

Munícipios que ainda não aderiram ao Saúde com Agente têm agora até 2 de julho para participar do programa, que oferta os cursos Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Na primeira etapa, que atendeu ao edital publicado em 28 de abril, 5.342 municípios e o Distrito Federal – cerca de 95% dos entes aptos a participarem – se inscreveram por meio do sistema e-Gestor. Agora, a expectativa é que mais de 220 municípios também formalizem adesão à iniciativa.

A prorrogação atende às solicitações dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que, devido ao contexto da pandemia de covid-19, não conseguiram se inscrever dentro do prazo estabelecido. “Acreditamos que, ao promover a prorrogação da adesão, daremos oportunidade ao maior número possível de interessados em participar do programa, que promoverá uma verdadeira revolução na saúde pública do País. A solicitação dos estados e municípios ressalta a importância da capacitação desses profissionais do SUS e demonstra a credibilidade das ações do governo federal juntos aos gestores”, complementou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), parceiro do MS na execução do programa, fará a contratação da instituição de ensino que ofertará os cursos e fará a expedição do diploma. O prazo para apresentação de propostas, no âmbito no Termo de Referência para a referida seleção, foi encerrado em 22 de junho. Mais detalhes em https://www.conasems.org.br/.

Fonte: Ministério da Saúde