Na CIT gestores solicitam incorporação de leitos de UTI Covid à Rede de Atenção

Presidentes do Conass e Conasems entregam ofício Conjunto solicitando incorporação de leitos UTI Covid à Rodrigo Cruz (SE/MS)

Nesta quinta-feira (28), Conass, Conasems e Ministério da Saúde reuniram-se para a reunião da CIT, em Brasília. Além de pautas relativas à pandemia, como o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação Covid-19, os gestores também debateram a incorporação de leitos de UTI Covid na Rede de Atenção, o aumento do valor da diária de UTI, além da a uniformização do valor das diárias de leito de UTI custeada pelo ente federal, ocasião em que os presidentes do Conass, Carlos Lula, e do Conasems, Wilames Freire, entregaram ao secretário executivo do MS, Rodrigo Cruz, ofício conjunto com o pleito das instituições. “Sabemos do nosso déficit histórico de UTI no País e que esse não é um problema simples de ser resolvido porque demandamos sobretudo, de mais recursos para a saúde pública, mas acredito que temos condições de, no ano que vem, ter um grande legado a partir do Ministério da Saúde na entrega desses leitos de maneira definitiva para o SUS e para a população brasileira”, disse Carlos Lula.

Ao receber o documento, Rodrigo Cruz afirmou que o ministério irá se empenhar juntamente com estados e municípios para que se discuta o melhor cenário para a incorporação desses leitos ao conjunto de leitos de UTI já existentes. “Um dos ensinamentos da pandemia é que de fato precisamos ter uma estrutura preparada para dar conta dessas emergências. Nada mais justo que mantenhamos uma parte desses leitos em funcionamento. Recebemos esse pleito com responsabilidade e iremos analisar sempre dialogando com os entes para encontrarmos a melhor solução”, garantiu o secretário executivo.

Carlos Lula comemorou os 30 anos da CIT

 30 anos da CIT

O presidente do Conass lembrou os 30 anos da instituição da Comissão Intergestores Tripartite. “Este fórum surgiu a partir de uma proposta construída por várias mãos, por isso acho importante comemorarmos essa data pois, entre acordo e desacordos, acertos e muito mais semelhanças do que divergências, temos conseguido construir ao longo dessas três décadas, o sistema de saúde do Brasil”.

Covid-19

O cenário epidemiológico da Covid-19 apresentado pelo secretário substituto de Vigilância em Saúde, Gerson Fernando Mendes, apontou 605 mil óbitos por Covid-19.  O secretário observou que atualmente o Brasil realiza 1.600 mil testes mensais de RT-PCR testa aproximadamente. Já sobre as novas variantes, os dados mostraram a predominância de casos da variante Gamma, com  aproximadamente 22 mil casos e, 10.372 casos da variante Delta. Há também registros das variantes Alpha e Beta.

Os dados da vacinação apontaram para 154.392.634 milhões de pessoas vacinada com pelo menos uma dose da vacina. Os gestores também foram informados sobre o envio de ofício circular para os estados solicitando informações sobre a situação da cobertura vacinal.

O assessor técnico do Conass, Nereu Henrique Mansano, solicitou ao secretário da SVS atenção especial a dois ofícios encaminhados pelo Conass à SVS e ao DataSUS. Um deles solicita que seja agilizado o acesso de estados e municípios às informações que chegam de laboratórios privados à Rede Nacional de Dados em Saúde e o outro acerca da dificuldade que tem ocorrido na confirmação de casos por critério laboratorial quando os testes rápidos de antígenos são realizados no setor privado. “Essa dificuldade impacta no monitoramento dos casos uma vez que os laboratórios privados não informam o número de lote e fabricantes (campos obrigatórios de preenchimento) nos  laudos”, alertou.

Pactuações

Na reunião foram pacutadas a aquisição de medicamentos para o tratamento da meningite criptocóccica e demais formas de neurocriptococose e da mucormicose em Pessoas Vivendo com HIV, além da portaria que  define os critérios de suspensão dos recursos das equipes de atenção primária incompletas, sendo esta última feita com ajustes por Conass e Conasems.

Confira as apresentações e informes da reunião

Acesse aqui as fotos da reunião.

Confira o vídeo completo da reunião.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000