Na Fundação FHC, presidente do Conass fala importância e dos desafios do SUS no próximo Mandato Presidencial

O presidente do Conass, Nésio Fernandes, participou hoje (14), da mesa de debate – Desafios para o Fortalecimento do SUS no próximo Mandato Presidencial, a convite da Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC), onde abordou as deficiências existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) e como elas deverão ser enfrentadas no ano que vem.

Diante da maior pandemia a atingir o país nos últimos cem anos, o SUS mostrou seu papel fundamental na assistência à população. O sistema de saúde, porém, está longe de ser uma obra acabada. Há deficiências no financiamento, na distribuição dos serviços e equipamentos pelo território, na integração da atenção primária com o atendimento de maior complexidade, na produção de vacinas, remédios e insumos médicos, entre outras questões.

O presidente destacou as principais transformações que o sistema de saúde precisa para poder se organizar e falou das Propostas do Conass aos candidatos e às candidatas à Presidência da República. “A partir de uma grande revisão de diversos documentos e debates, nós conseguimos sistematizar esse documento para apresentar a todos os presidenciáveis. Sabemos que o momento político nacional exige dos candidatos e das candidatas o compromisso com o que é mais precioso ao povo brasileiro, que é o SUS fortalecido”, disse ele.

Nésio observou que existe pouca discussão sobre saúde nos debates presidenciais e que as deficiências existentes terão de ser enfrentadas num quadro de mudanças aceleradas. “Mesmo diante da pandemia, não temos o SUS como uma das principais pautas dos debates, nos propagandas partidários e com a devida centralidade diante do que vivemos quando falamos de saúde pública. A sustentação do SUS, para além do discurso, deverá ser o compromisso de primeira ordem do futuro presidente do Brasil”, ponderou.

Além disso, o presidente também falou das diretrizes das propostas do Conass, que envolvem os princípios e diretrizes constitucionais do sistema; o pacto federativo e reforma tributária; o financiamento do SUS; o fortalecimento da gestão do sistema; a organização das redes de atenção à saúde; a vigilância em saúde; recursos humanos; o desenvolvimento do complexo industrial da saúde; saúde digital e a participação da sociedade.

Assista o evento: https://www.youtube.com/watch?v=hN18DDG4peU

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000