Nerj realiza campanha de conscientização por conta do Dia Mundial de Luta Contra Aids

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ/MS) realiza ações de conscientização e distribuição de preservativos, para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). Este ano, a campanha do Ministério destaca a importância da testagem para detecção do HIV.

Promovido pelo Setor de Promoção e Atenção à Saúde do Servidor, em parceria com a Gerência Estadual de DST, HIV e Hepatites Virais, o evento, que acontece no hall de entrada do prédio do NERJ, será aberto ao público, e indicará locais na Rede Pública de Saúde onde as pessoas possam fazer testes rápidos para diagnósticos de HIV/aids, hepatites virais e sífilis, disponíveis gratuitamente.

Desde 1987, o dia 1º de Dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A data foi escolhida para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus, estimular o conhecimento e debate sobre a doença e combater o preconceito.

“Não fique na dúvida. Faça o teste. Ele é seguro, sigiloso e acessível na rede pública” é o slogan escolhido pelo Ministério da Saúde para a campanha deste ano, que apresenta como porta-vozes pessoas que vivem com HIV/Aids.

Atualmente, estima-se que 530 mil brasileiros vivam com HIV e destes, 135 mil desconheçam sua situação. Cerca de 30% dos pacientes chegam aos serviços de saúde tardiamente.

O NERJ/MS fica na Rua México, 128, centro do Rio de Janeiro.