NOTA À IMPRENSA – Suspensão das pesquisas da CoronaVac

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) vem manifestar apreensão acerca dos últimos episódios que culminaram com a interrupção dos estudos referentes a vacina CoronaVac contra a COVID-19.

A questão sanitária grave que enfrentamos não deve possuir lados antagônicos, mas esforços convergentes. Milhões de brasileiros aguardam por uma solução definitiva e o papel de cada um dos envolvidos deve ser o de tranquilizar a população.

O CONASS acredita que a investigação do possível evento adverso grave é necessária e demonstra a segurança e o rigor dos protocolos que resultarão numa vacina que nos livre da pandemia. Mas tão importante quanto ter segurança em relação a vacina é a indispensável celeridade da agência reguladora e das autoridades sanitárias para investigar o nexo causal do evento adverso com a vacina e, em caso de descarte, permitir a retomada dos testes.

O Conselho reafirma a confiança na ciência e nos avanços por novos tratamentos. A suspensão dos testes da fase III anunciada pela ANVISA e futuras suspensões devem ter um tratamento estritamente técnico na relação entre os atores envolvidos e na comunicação sobre o andamento do desenvolvimento da pesquisa.

O CONASS acredita que o Ministério da Saúde conduzirá de modo republicano o país na aquisição de vacinas para vencer a pandemia e que o diálogo deva ser o principal mecanismo de resolução de conflitos. O momento é de empunharmos a mesma bandeira!

 

Carlos Lula
Presidente do Conass

Versão em pdf.

Atualizado às 20:50