Núcleo de Telessaúde promove evento sobre inclusão digital na saúde

Mesa de abertura do III Fórum de Saúde Digital N/NE. Foto: Aglaupy Guaraná/ NUTES Imagem
Mesa de abertura do III Fórum de Saúde Digital N/NE. Foto: Aglaupy Guaraná/ NUTES Imagem

A terceira edição do III Fórum de Sáude Digital Norte-Nordeste aconteceu nos últimos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento ocorreu na HOSPITALMED, a segunda maior feira hospitalar do Brasil. O Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE), pioneiro no país nos serviços de telessaúde para o SUS, foi organizador e promotor do evento.

O Fórum, em sua mesa de abertura, contou com a presença de Magdala Novaes e Paula Diniz, coordenadora e vice-coordenadora do NUTES-UFPE, André Dubeux, presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Eduardo Peixoto, representante do Porto Digital, e Frederico Jorge, diretor presidente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE).

O primeiro dia do evento, composto de três painéis, foi voltado para o uso de novas tecnologias na gestão hospitalar. Estiveram presentes, entre os palestrantes, representantes das instituições: Guariniello Consultoria Empresarial, Real Hospital Português, FOLKS, SBIS, Hospital das Clínicas-UFPE, Hospital da Restauração, EPITRACK, GENOMIKA, Hospital Albert Sabin, LIKA-UFPE e Porto Digital.

A segunda etapa do Fórum, no dia 18, se dedicou a discutir a Telessaúde na Saúde Pública do Brasil. Dentre os integrantes dos painéis, estavam representantes do NUTES-UFPE, secretários de saúde dos municípios de Ibirajuba, Pombos, São José do Egito, Barreiros e Limoeiro, Thaís Maíra de Matos, coordenadora do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, Vera Morais, presidente de honra do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC), Claudenice Pontes, coordenadora do Programa de Prevenção à Dengue e outras Arboviroses (SES-PE), e Gustavo Godoy, médico do Núcleo de Telessaúde do Recife.

Magdala Novaes, coordenadora do NUTES-UFPE, fala sobre a importância do evento: “O NUTES já vem trabalhando há muito tempo na difusão do conhecimento em saúde digital. Esse evento faz parte de uma estratégia de levar para a comunidade do Norte e do Nordeste o que vem sendo desenvolvido pela Universidade e pelas instituições de ensino e pesquisa da região, bem como trazer iniciativas do próprio mercado para mostrar como a saúde digital vem sendo utilizada na prática, no dia-a-dia das instituições”. A professora comenta ainda sobre como a ideia do evento surgiu: “O NUTES já vem realizando há muitos anos os encontros estaduais de telessaúde (Encontros RedeNUTES), que é a sua maior área de atuação. Era um desejo nosso ampliar esse evento para tocar nas outras áreas da saúde digital que são super importantes, como prontuário eletrônico, sistemas de apoio à decisão, tecnologias móveis, tecnologias educacionais, etc. Então, a partir desse momento, os encontros da RedeNUTES passaram a ser um dos componentes deste evento maior que é o Fórum de Saúde Digital”.

Além de estar presente no Fórum, realizado no Auditório Ribeira, o NUTES-UFPE manteve também um stand na feira durante toda sua duração, onde se expôs os serviços e produtos produzidos pelo Núcleo.

Daiane Leite
Jornalista/Assessora de Comunicação
NUTES UFPE
daiane.leite@nutes.ufpe.br