OPAS disponibiliza em português novo guia da OMS sobre máscaras cirúrgicas e de tecido

9 de junho de 2020 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disponibilizou nesta terça-feira (9) a versão em português do novo guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre máscaras cirúrgicas e de tecido. O documento foi atualizado para incorporar as descobertas mais recentes de pesquisas científicas e fornecer conselhos práticos.

As principais mudanças estão relacionadas ao uso de máscaras por profissionais de saúde e detalhes específicos sobre a utilização de máscaras de tecido para o público em geral em áreas de transmissão comunitária – ou seja, onde a COVID-19 está muito difundida.

Segundo o guia, os governos devem incentivar o público em geral a usar uma máscara de tecido nas áreas em que há muitas pessoas infectadas com COVID-19 na comunidade; onde a capacidade de conter surtos é limitada; e quando não é possível alcançar um distanciamento físico de pelo menos 1 metro (esse pode ser o caso de ônibus, trens, lojas, locais de trabalho e outros ambientes confinados ou fechados).

Acesse aqui a íntegra da “Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientação provisória, 5 de junho de 2020”

Visão da OMS sobre máscaras

As máscaras devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente de medidas para suprimir a transmissão do coronavírus e salvar vidas. O uso somente delas, sem outras ações, é insuficiente para fornecer um nível adequado de proteção contra a COVID-19. Também é importante manter uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas, limpar frequentemente as mãos e evitar tocar no rosto e na máscara.

As máscaras cirúrgicas (ou médicas) podem proteger as pessoas que a usam de serem infectadas e impedir que aqueles que apresentam sintomas espalhem o vírus. A OMS recomenda que os seguintes grupos usem máscaras médicas:

• Trabalhadores de saúde
• Qualquer pessoa com sintomas sugestivos de COVID-19, incluindo pessoas com sintomas leves
• Pessoas que cuidam de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 fora das unidades de saúde

Máscaras cirúrgicas também são recomendadas para os seguintes grupos de risco, quando estão em áreas de transmissão generalizada e não podem garantir uma distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas:

• Pessoas com 60 anos ou mais
• Pessoas de qualquer idade com comorbidades de base, como doença cardiovascular ou diabetes, doença pulmonar crônica, câncer, doença cerebrovascular e imunossupressão

Já as máscaras de tecido não cirúrgicas estão sendo usadas por muitas pessoas em áreas públicas, mas as evidências sobre sua eficácia são limitadas e a OMS não recomenda seu amplo uso entre o público para o controle da COVID-19. No entanto, para áreas de transmissão generalizada, com capacidade limitada para implementar medidas de controle e especialmente em locais onde o distanciamento físico de pelo menos 1 metro não é possível – como transporte público, lojas ou outros ambientes confinados ou lotados – a OMS aconselha os governos a incentivarem a população em geral a usar máscaras não cirúrgicas de tecido.

A combinação ideal de materiais para máscaras de tecido não-cirúrgicas deve incluir três camadas: 1) uma camada mais interna feita de material hidrofílico (por ex., algodão ou misturas de algodão); 2) uma camada mais externa feita de material hidrofóbico (por ex., polipropileno, poliéster ou misturas desses materiais), para limitar a contaminação externa por penetração até o nariz e a boca do usuário; 3) uma camada intermediária hidrofóbica feita de material sintético não tecido, como polipropileno, ou uma camada de algodão, para melhorar a filtração ou reter gotículas.

Certifique-se de construir ou comprar uma máscara que permita respirar enquanto fala e caminha rapidamente.

mascara onibus karina zambrana

Como usar e cuidar de uma máscara de tecido

Uso correto:
-Limpe as mãos antes de colocar a máscara.
-Inspecione a máscara para verificar a existência de rasgos ou buracos, não use uma máscara que esteja danificada.
-Ajuste a máscara para cobrir sua boca, nariz e queixo, sem deixar lacunas nas laterais.
-Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando.
-Troque sua máscara se estiver suja ou molhada.
-Limpe as mãos antes de tirar a máscara.
-Retire a máscara removendo-a por trás das orelhas, sem tocar na parte frontal da máscara.
-Limpe as mãos após remover a máscara.

Cuidados corretos:
-Se a sua máscara de tecido não estiver suja ou úmida e você planeja reutilizá-la, coloque-a em um saco plástico descartável limpo e hermeticamente fechado. Se você precisar usá-la novamente, segure a máscara nas alças elásticas ao removê-la do saco.
-Lave as máscaras de tecido com sabão ou detergente e de preferência com água quente (pelo menos 60 graus) pelo menos uma vez por dia.
-Se não houver água quente, lave a máscara com sabão/detergente e água à temperatura ambiente, seguida de fervura da máscara por 1 minuto. Outra opção é embeber a máscara em cloro a 0,1% por 1 minuto e enxaguá-la completamente com água em temperatura ambiente (não deve haver nenhum resíduo tóxico de cloro na máscara).
-Garanta que você possui sua própria máscara e não a compartilhe com outras pessoas.

Como usar uma máscara cirúrgica

Como colocar corretamente:
-Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão
-Inspecione a máscara quanto a rasgos ou buracos; não use uma máscara que foi usada anteriormente ou está danificada.
-Verifique qual lado é o topo – geralmente é onde a tira de metal está
-Em seguida, identifique o interior da máscara, que geralmente é o lado branco.
-Coloque a máscara no rosto, cobrindo o nariz, a boca e o queixo, certificando-se de que não haja espaços entre o rosto e a máscara.
-Aperte a tira de metal para que ela se molde ao formato do seu nariz.
-Lembre-se, não toque na frente da máscara enquanto a estiver usando para evitar contaminação; se você tocar acidentalmente, limpe as mãos.

Como remover corretamente:
-Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão
-Remova as tiras por trás da cabeça ou orelhas, sem tocar na frente da máscara.
-Ao remover a máscara, incline-se para frente e afaste-a do rosto.
-As máscaras cirúrgicas são para uso único apenas; descarte a máscara imediatamente, de preferência em uma lixeira fechada.
-Limpe as mãos depois de tocar na máscara.
-Esteja ciente da condição da máscara e a substitua se ficar suja ou úmida.

Fonte: 

Opas/OMS

Fotos: Karina Zambrana/OPAS/OMS