OPAS divulga guia com dicas de cobertura da COVID-19 para jornalistas

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgou nesta quinta-feira (9) um guia direcionado a jornalistas com dicas para informar sobre a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Disponível em inglês e espanhol, a publicação oferece ferramentas para ajudar repórteres na cobertura responsável da pandemia, utilizando informações baseadas em evidências.

O guia também propõe maneiras de abordar a cobertura e incentiva os jornalistas a fornecerem orientações e soluções que podem ajudar a reduzir os riscos à saúde da população e salvar vidas.

A informação é uma ferramenta fundamental para incentivar que as pessoas adotem as medidas preventivas disponíveis para proteger e salvar vidas. Nesse contexto, a mídia deve ser ética e responsável ao reportar sobre a COVID-19, pois as pessoas provavelmente escutarão suas recomendações.

Para a Organização, obter informações claras, oportunas e precisas de fontes confiáveis é essencial para as pessoas em várias situações durante esta pandemia. As informações fornecidas devem reconhecer incertezas e ajudar as pessoas a se protegerem e a se prepararem para diferentes cenários possíveis durante a pandemia. Isso é vital para conter o avanço da COVID-19 e os medos associados à doença e para mitigar seu impacto nos profissionais de saúde e na população em geral.

Os jornalistas têm o poder de contar histórias e inspirar as pessoas a agir coletivamente. A solidariedade entre as pessoas, comunidades e organizações será necessária para superar esta epidemia.

Fonte: Opas/OMS