Outubro Rosa é finalizado com ações por todo o Paraná

outubro_rosa_fimO mês de outubro ficou marcado pelas ações realizadas em todo o Estado para chamar a atenção da mulher para a sua saúde. Foram realizadas ações como distribuição de folderes informativos, palestras, caminhadas, realização de exames preventivos, além da decoração rosa, usada como símbolo da campanha.

Com o tema “Você é uma só. Use o tempo a seu favor”, o foco esse ano foi mostrar que a mulher deve dedicar um tempo para si, realizando atividades de lazer que contribuam para a sua qualidade de vida.

Para o superintendente de atenção à saúde, Juliano Gevaerd, a vantagem da campanha é a grande mobilização social que a causa possui fazendo com que vários segmentos da sociedade articulem ações sobre o tema. “É importante lembrar das ações de promoção, prevenção e do cuidado em relação ao câncer durante o ano todo, não somente neste mês”, destaca Juliano.

A CAMPANHA –
Originalmente, a campanha surgiu nos Estados Unidos em 1997 para a luta contra o câncer de mama. Desde então, o mundo inteiro realiza ações que possuem o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção através do diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes (INCA), o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo é o de Mama. A estimativa é de que mais de 57 mil novos casos ocorram em 2016. Somente em 2013, cerca de 14 mil mulheres morreram pela doença, por isso a importância da prevenção e do destaque à saúde da mulher na campanha.

“É importante fazer mamografia e exames preventivos. O Outubro Rosa é um destaque para que as mulheres fiquem alertas, procurem o médico sempre e estejam a par de todos os riscos. Quanto antes a doença é diagnosticada, maiores as chances de recuperação”, relata o médico da Secretaria da Saúde, Vinícius Budel.

Vinícius ainda orienta que mulheres na menopausa devem fazer o preventivo a cada dois anos e a mamografia anualmente. Para as mulheres que ainda não estão na menopausa e possuem uma vida sexualmente ativa, devem realizar o exame preventivo anualmente.


ALGUMAS AÇÕES –
Em Curitiba 2ª RS, foi realizado no dia 27 de outubro o II Encontro de prevenção do Câncer Ginecológico. O evento contou com a presença de cerca de 150 profissionais de saúde, conselheiros e representantes envolvidos de alguma forma com a saúde da mulher. Os participantes puderam assistir palestras e realizar discussões a respeito do tema.

No município de Reserva (21ª RS), a Secretaria Municipal promoveu um Chá Rosa para mulheres diagnosticadas com câncer de mama. O dia serviu para proporcionar uma tarde leve e descontraída para cerca de 30 mulheres, que desfrutaram de uma tarde realizando maquiagens, fotos e que também aproveitaram para trocar experiências e gravar depoimentos. Além disso, elas receberam lenços e sementes de girassóis de presentes.

A 4ª Regional de Saúde realizou um evento sobre o Outubro Rosa destinado às agentes comunitárias de saúde e profissionais dos municípios da Regional. Compareceram cerca de 90 pessoas, que assistiram palestras sobre câncer de colo, câncer de mama e vacinação contra o HPV. Além disso, durante todo o mês de outubro os nove municípios da Regional Guamiranga, Imbituva, Teixeira Soares, Irati, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Mallet realizaram atividades como: caminhadas de sensibilização da causa, distribuição de brindes e materiais informativos e Dia D (aos sábados) para realização da citologia e pedido de mamografia. Em Fernandes Pinheiro foi realizado um grande evento de encerramento da campanha, com a participação de mais de 800 mulheres. Para todas que estavam com o exame preventivo em dia foi sorteado um fusca rosa.

Os municípios de Cruzeiros do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Realeza, Renascença, Salto do Lontra, São Jorge e Santo Antônio do Sudoeste (8ª RS) realizaram mamografias para mulheres acima de 40 anos, testes rápidos, orientações nutricionais e inspeção visual bucal.

Em Campo Mourão (11ª RS) os municípios realizaram exames preventivos todos os sábados do mês, atividades educativas em grupo, entrega de material informativo e palestras.

Fonte e foto: SES/PR