Paraíba – Boletim informativo e-Transitar 2º Quadrimestre de 2021

A Coordenação do Programa Vida no Trânsito da Paraíba (PVT-PB), através do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANTS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), no segundo quadrimestre de 2021, participou de entrevista para o programa “Detran em Movimento”, transmitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) na rádio Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). A coordenadora do PVT/PB apresentou os índices dos atendimentos realizados as vítimas de acidentes de trânsito no estado e como é realizada a vigilância e o monitoramento dos dados dos atendimentos na Paraíba. A seguir segue a matéria no link: https://detran.pb.gov.br/noticias/detran-em-movimento-destaca-o-programa-vida-no-transito-da-secretaria-de-estado-da-saude

Dentre as ações realizadas no quadrimestre, foram realizados encontros virtuais sobre o PVT nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.

Diante da vulnerabilidade de Acidentes de Transportes Terrestres (ATT), em decorrência do elevado número populacional e o aumento considerável de frota de veículos circulante (carros, motos, caminhões e outros tipos de automotores) em João Pessoa, tivemos como pauta da web-reunião o retorno das atividades do PVT no município, com o objetivo de contribuir com os órgãos de trânsito para a redução dos números de mortes e lesões por acidentes de trânsito na capital. Participaram do encontro virtual as coordenadoras e responsáveis técnicas dos Núcleos de Doença e Agravos Não Transmissíveis da SES/PB e da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) e Assessora Técnica do CONASS.

                                                                                                                                  Fonte: SES/PB, 2021. *reunião realizada em 22/06/021.

No município de Cabedelo, o encontro virtual teve como objetivo iniciarmos as agendas e discussões vinculadas ao enfrentamento à morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, através do PVT de Cabedelo. Participaram da web-reunião direção de vigilância em saúde, coordenação da vigilância epidemiológica, setor jurídico e setor de planejamento da SMS do município, como também coordenação e ára técnica do PVT/PB. Durante o encontro foram apresentados dados do município de Cabedelo, provenientes do Sistema de Informação do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, hospital de referência para os atendimentos das vítimas do acidentes de trânsito, do Sistema da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba e os dados de óbitos por ATT do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

                 Fonte: SES/PB, 2021. *reunião realizada em 09/08/021.

Como encaminhamento das reuniões virtuais com os municípios, foram pactuadas questões sobre os Decretos para instituição do Comitê do PVT nos municípios, elaboração dos projetos de ação intersetorial e programação de datas das próximas reuniões.

Destacamos também o apoio e assessoria técnica do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito (e-Transitar) do CONASS, na implantação, expansão e/ou fortalecimento do PVT na Paraíba e na gestão do trabalho, através dos encontros virtuais realizados mensalmente, bem como na participação do planejamento da programação da web-reunião com o PVT de João Pessoa.

É importante ressaltar, que avançamos na integração com as secretarias municipais de saúde, traçando perpectivas para a expansão do PVT no estado. Espera-se que o PVT nos municípios seja um instrumento que contribua para o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, estimule a reflexão e o trabalho intersetorial, bem como possa ser utilizado para compreender e subsidiar intervenções que minimizem o impacto dos acidentes na população paraibana.

Fonte: SES/PB